Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Controlo emocional dos professores, no âmbito do ensino artístico especializado de música

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
João Carneiro - ISEIT.pdf3.39 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Com o presente trabalho pretende-se constituir uma investigação sobre o controlo emocional dos professores no âmbito do Ensino Artístico Especializado de Música. Pesquisar sobre controlo emocional do professor é, inevitavelmente, averiguar quais as razões ou motivos que levam precisamente ao oposto, o descontrolo emocional. No âmbito do Ensino Artístico Especializado de Música, muitos podem ser os fatores ou motivos que levam os professores ao desespero e, inerentemente, ao descontrolo emocional. Descobrir e analisar esses fatores é um dos principais intuitos desta investigação. A pesquisa aqui apresentada é resultado de uma recolha de dados, obtidos sob forma de questionário, dirigido a docentes do Ensino Artístico Especializado de Música. A análise dos dados aponta para a existência de descontrolo emocional nos professores, provocado, maioritariamente, por alunos frequentadores do regime articulado. Pretende-se ainda elucidar os docentes desta área para as causas mais comuns passíveis de desencadear irritabilidade e descontrolo emocional perante os alunos, da mesma forma que tentará oferecer soluções para evitar a recorrência dos mencionados episódios. A escolha do tema Controlo emocional dos professores, no âmbito do Ensino Artístico Especializado de Música foi motivada por uma breve pesquisa sobre a temática no âmbito da Unidade Curricular Formação de Professores de Música, aliada ao facto de, através de conversas e observações exploratórias sobre o tema, concluir que, para além de ser uma temática inovadora, a mesma está seriamente presente na vida dos professores que lecionam esta vertente de ensino. Por outro lado, são também fatores de motivação elementos de ordem prática, uma vez que o Ensino Artístico Especializado de Música é a minha área de prática docente onde já experienciei situações que se relacionam com a temática apresentada. A estrutura do trabalho divide-se em duas partes distintas. A primeira retrata uma reflexão sobre a prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional do Algarve – Maria Campina. O Controlo emocional dos professores no âmbito do Ensino Artístico Especializado de Música é o projeto de investigação presente na segunda parte.

Description

Keywords

Prática de ensino supervisionada Ensino artístico especilaizado de música Controlo emocional Stress Bournout Intelência emocional Docência e afetividade

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License