Publication
A Importância da Resolução de Problemas no Desenvolvimento do Raciocínio Matemático no 1º ciclo do Ensino Básico
dc.contributor.advisor | Machado, Ricardo | |
dc.contributor.author | Varela, Evandra | |
dc.date.accessioned | 2021-02-05T14:16:21Z | |
dc.date.available | 2021-02-05T14:16:21Z | |
dc.date.issued | 2020-12-21 | |
dc.description.abstract | O presente estudo integra-se na área da matemática, mais propriamente na resolução de problemas, tendo como principal objetivo compreender e caracterizar o modo como alunos do 2.º, 3.º e 4.º anos de escolaridade resolvem problemas matemáticos. Neste âmbito, este estudo pretende identificar as estratégias usadas pelos alunos e as dificuldades que manifestam quando resolvem problemas. A fundamentação teórica apresenta tópicos essenciais para o estudo, nomeadamente: a resolução de problemas; o problema como tarefa matemático; as fases da resolução do problema; tipos de estratégias de resolução de problemas; a resolução de problemas no ensino e na aprendizagem da matemática; a resolução de problemas no currículo da matemática no 1.º ciclo do ensino básico e a importância da resolução e na aprendizagem da matemática. Este estudo enquadrou-se num paradigma interpretativo e desenvolvemos um projeto de investigação-ação. No total, foram 71 alunos que participaram na resolução dos problemas. Também foram considerados participantes deste estudo, a professora/investigadora e a professora titular de cada turma participante. A proposta pedagógica elaborada, constituída por seis problemas matemáticos, foi desenvolvida entre o mês de novembro de 2018 e fevereiro de 2019. Durante esse tempo, foram recolhidos os dados necessários à investigação, conseguida principalmente através da observação participante e da recolha documental. As conclusões do estudo mostram que os alunos recorrem a diversas estratégias para resolver problemas e que as principais dificuldades que os alunos apresentaram na resolução dos mesmos são relacionadas com a compreensão dos problemas, em encontrar a estratégia apropriada e o processo de resolução. | pt_PT |
dc.description.abstract | The present study is integrated in the area of mathematics, more specifically in problem-solving, having as main goal to understand and to characterize the way students of the 2nd, 3rd and 4th grades solve mathematical problems. In this context, this study aims to identify the strategies used by students and the difficulties they manifest when solving problems. The theoretical background presents essential topics for the study, namely: problem solving; the problem as a mathematical task; the problem-solving phases; types of problem-solving strategies; solving problems in teaching and learning mathematics; solving problems in the mathematics curriculum in primary education and the importance of solving and learning mathematics. We assumed an interpretive paradigm and we developed an action research project. The participants were 71 students from these three classes who solve some problems. We also considered as participants the teacher/researcher and the full professor of each participating class. The pedagogical proposal, consisting of six problems, was developed between the month of November of 2018 and February of 2019. During that time, the data necessary for the investigation was collected through participant observation and documentary collection. The results illustrated that students use different strategies to solve problems and that the main difficulties that students presented in solving them are related to understanding problems, finding the appropriate strategy and the resolution process. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202636640 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/35226 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Matemática; 1.º ciclo do ensino básico; Resolução de problemas | pt_PT |
dc.subject | Mathematics; Primary Education; Problem-solving | pt_PT |
dc.title | A Importância da Resolução de Problemas no Desenvolvimento do Raciocínio Matemático no 1º ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Instituto Superior de Educação e Ciências |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1