Repository logo
 
Publication

O espaço dos media digitais como ambiente de promoção da consciencialização social: o caso da invasão da Ucrânia

dc.contributor.advisorRamalho, Joana Lourenço
dc.contributor.authorGraça, Joana Rita Pedralva
dc.date.accessioned2022-12-15T13:45:38Z
dc.date.available2022-12-15T13:45:38Z
dc.date.issued2022-10
dc.description.abstractOs últimos anos têm sido marcados por profundas mudanças sociais, consequentes do avanço tecnológico. Observou-se o surgimento de novas ferramentas tecnológicas e meios de comunicação que afiguraram formas novas das pessoas se comunicarem e se informarem - interações cada vez mais rápidas, dinâmicas e constantes. Um ciclo caracterizado pelo progresso da sociedade como um todo. Com o advento da sociedade da informação e o acesso alargado às tecnologias digitais, também as transformações sociais e políticas fizeram parte deste progresso e conquistaram novos palcos, dando origem a novas formas de mobilização coletiva e ativismo, em que os equipamentos e os media digitais assumem papel de relevo. Numa época em que vinga a preocupação com os direitos humanos, a livre circulação de informação associada à utilização dos media digitais, possibilitou aos utilizadores o recurso a este meio para o exercício da cidadania. É neste âmbito que se desenvolve a presente dissertação ao apresentar uma reflexão assente nas seguintes temáticas: os media digitais, o ativismo nos media digitais e a influência tida pelo design gráfico ativista na participação e adesão a este tipo de conteúdos. A interseção entre estes assuntos, permite cumprir o objetivo de responder às seguintes questões: Podemos reconhecer os media digitais como um lugar de oportunidade para a transformação social? E que influência têm os elementos estéticos, através do design gráfico ativista, como forma de expressão política e contestatória, na adesão a esta transformação? Terá o design gráfico ativista e a forma como são apresentados os conteúdos influência na participação política, nas referidas plataformas?pt_PT
dc.description.abstractThe last few years have been marked by profound social changes, a consequence of technological advances. We have seen the emergence of new technological tools and means of communication that have created new ways for people to communicate and inform themselves - increasingly rapid, dynamic, and constant interactions. A cycle characterized by the progress of society as a whole. With the advent of the information society and the widespread access to digital technologies, social and political transformations have also been part of this progress and have conquered new stages, giving rise to new forms of collective mobilization and activism, in which digital equipment and media take on an important role. In a time when the concern with human rights is increasing, the free circulation of information associated with the use of digital media has enabled users to use this medium to exercise citizenship. It is in this context that this dissertation is developed, presenting a reflection based on the following themes: social media, social media activism and the influence of activist graphic design in the participation and adherence to this type of content. As we relate these issues, the goal is to answer the following questions: Can we recognize social media as a place of opportunity for social transformation? And what influence do aesthetic elements have, through activist graphic design, as a form of political and contestatory expression, in the adherence to this transformation? Will the activist graphic design and the way the contents are presented, have an influence in the political participation, in the mentioned platforms?pt_PT
dc.identifier.tid203123760pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/42661
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMedia digitaispt_PT
dc.subjectAtivismopt_PT
dc.subjectParticipação políticapt_PT
dc.subjectDesign gráfico ativistapt_PT
dc.subjectInvasão da Ucrâniapt_PT
dc.titleO espaço dos media digitais como ambiente de promoção da consciencialização social: o caso da invasão da Ucrâniapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto de Arte, Design e Empresa - Universitário
thesis.degree.nameDesign e Publicidadept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação_entregafinal_JoanaPedralva.pdf
Size:
5.67 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: