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A aplicabilidade do DL 54/2018 em duas escolas de referência no domínio da visão
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Rasteiro, Domingos | |
dc.contributor.author | Fernandes, Andreia | |
dc.date.accessioned | 2023-07-27T18:34:02Z | |
dc.date.available | 2023-07-27T18:34:02Z | |
dc.date.issued | 2023-06-29 | |
dc.description.abstract | O objetivo deste relatório final é obter o grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, pela Escola Superior de Educação Jean Piaget. O foco do estudo é compreender a aplicabilidade do Decreto-Lei 54/2018 em duas escolas de referência para o domínio da visão, uma pública e uma privada. O Decreto-Lei (DL) 54/2018 vem reforçar e expandir as medidas implementadas pelo DL 3/2008. Enquanto o DL de 2008 se focava na inclusão de crianças com necessidades educativas especiais, o DL 54/2018 procura abranger a diversidade dos seus alunos, promovendo respostas às suas necessidades específicas sem necessidade de um diagnóstico. Sendo este (DL 54/2018) conhecido por valorizar e conceder autonomia às instituições e profissionais envolvidos, e que as verbas e regras de admissão de uma instituição privada e pública são bastante dispares, pareceu-me relevante conhecer as estratégias, práticas e diretrizes das instituições e seus profissionais para a aplicação por parte de duas escolas de referência no domínio da deficiência visual. Deste modo, delineei, enquanto objetivos gerais do estudo a perceção da organização de ambas as instituições no processo de inclusão de crianças com deficiência visual ao nível do desenvolvimento escolar, a identificação de desafios e mais valias encontradas na aplicabilidade do DL em questão e reconhecer as diretrizes disponíveis para o trabalho de inclusão de crianças com deficiência visual em ambas as instituições e nas salas de aula das mesmas. Com a aplicação de entrevistas aos Diretores Pedagógicos do 1º Ciclo de Ensino Básico, Coordenadores da EMAEI e a um professor titular de ambas as instituições, bem como a um Encarregado de Educação de um aluno cego da turma do professor titular entrevistado, pretendo respostas quanto às perceções das práticas das instituições e dos profissionais envolvidos na aplicação do DL 54/2018. Uma vez que a investigação procura compreender o comportamento e a perceção dos indivíduos em relação à temática, esta investigação segue um paradigma humanista-interpretativo. É um estudo de caso que examina acontecimentos contemporâneos sem manipular os comportamentos dos intervenientes. É, também, uma abordagem descritiva, sendo que enfatiza o processo em prol dos resultados, permitindo uma compreensão mais ajustada da temática. As conclusões retiradas deste estudo revelam que, efetivamente, uma dicotomia entre as instituições quando se trata da implementação do DL 54/2018 vindo comprovar que as diferenças na gestão financeira e nos critérios de admissão são elementos de destaque que exercem um impacto significativo. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203332172 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/45813 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Aplicabilidade do DL 54/2018 | pt_PT |
dc.subject | Necessidades educativas especiais no domínio da visão | pt_PT |
dc.title | A aplicabilidade do DL 54/2018 em duas escolas de referência no domínio da visão | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |