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Abstract(s)
O objectivo desta investigação é perceber o enquadramento do consumo e compra de vinhos por parte das mulheres, cuja influência se faz sentir de forma crescente em múltiplos mercados.
A investigação centra-se numa pesquisa com base num Inquérito presencial aplicado a mulheres, tendo-se recolhido 200 respostas válidas. O instrumento de pesquisa, desenhado com base num estudo sobre produtos biológicos realizado na Universitat Hohenheim e sustentado em questões e escalas utilizadas por diversos autores, foi ainda validado por profissionais do sector, que conferiram a sua aplicabilidade à realidade do mercado.
Os resultados demonstram que as mulheres são sensíveis a argumentos altruístas, como o facto de o vinho ser um produto natural e saudável, que ajuda a economia nacional. A imagem globalmente positiva do vinho e a circunstância de fazer parte de uma vida com estilo não influenciam a compra. Já o acesso a mais informação sobre o vinho bem como a possibilidade de partilhar o vinho com amigos são os factores que constituem a maior motivação para o aumento do consumo. Fica igualmente evidente que a preferência das mulheres que consomem com maior frequência recai sobre os vinhos brancos leves e frutados bem como sobre os vinhos tintos leves. Entre os menos consumidos estão os Vinhos do Porto, vinhos doces e espumantes. A recomendação e a região de origem representam os atributos que mais influem na compra, sendo as castas e a cor do vinho os menos importantes.
Conclui-se ainda que as mulheres são smart shoppers, que procuram afirmar o seu próprio estilo através do vinho e que procuram factores susceptíveis de gerar confiança na compra, como a procura de marcas consagradas.
Estudos futuros podem desenvolver o impacto sensorial dos vários estilos de vinho nas mulheres, assim como explorar o impacto de diferentes experiências de compra na relação com as marcas.
Description
Keywords
Marketing de vinhos Segmentação de mercado Marketing para mulheres Comportamento do consumidor
