Publication
Conceções alternativas de alunos de 6.º ano sobre o sistema reprodutor humano
dc.contributor.advisor | Ferreira, Sílvia | |
dc.contributor.author | Formiga, Maria Carolina Roque | |
dc.date.accessioned | 2025-02-04T11:10:25Z | |
dc.date.available | 2025-02-04T11:10:25Z | |
dc.date.issued | 2024-12 | |
dc.description.abstract | O presente Relatório de Projeto de investigação centra-se numa investigação que decorreu no contexto de estágio no âmbito do mestrado de Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo do Ensino Básico. Este estudo centrou-se em alunos do 6.º ano de escolaridade do Ensino Básico com o tema: As conceções alternativas nas Ciências Naturais e apresenta a seguinte questão-problema “Qual o contributo de atividades baseadas na prática construtivista para a desconstrução das conceções alternativas do 2.º ciclo do Ensino Básico sobre o sistema reprodutor humano?”. Neste sentido, defini os seguintes objetivos para o estudo: Identificar as conceções alternativas dos alunos sobre o sistema reprodutor humano; Caracterizar as dificuldades dos alunos na desconstrução das suas conceções alternativas durante uma prática construtivista; Identificar as conceções alternativas que ainda persistem. Na realização do estudo recorri a uma investigação de natureza qualitativa, centrando-se a investigação sobre a prática. Desta forma, para realizar a investigação utilizei como métodos de recolha de dados a observação participante, os inquéritos por questionários e a análise documental através das produções dos alunos. Para desconstruir as conceções alternativas que os alunos apresentaram no questionário inicial recorri a três atividades baseadas numa prática construtivista, sendo estas: Vamos conhecer os órgãos do sistema reprodutor humano feminino e masculino; Vamos observar as células sexuais femininas e masculinas e Etapas da gravidez – processo de fecundação, nidação e desenvolvimento embrionário. Os resultados obtidos sugerem que, através das atividades propostas na sequência didática, os alunos realizaram aprendizagens, adquirindo conhecimentos sobre o sistema reprodutor humano. Neste sentido, a maioria dos alunos reconheceu, desconstruiu e realizou uma mudança conceptual em relação às conceções alternativas que apresentaram inicialmente sobre o sistema reprodutor humano. | pt_PT |
dc.description.abstract | The present Project Report focuses on research conducted within the context of an internship for a master's degree in Teaching Primary Education and Mathematics and Natural Sciences for the 2nd cycle of Basic Education. This study concentrated on 6th grade students in Basic Education, with the theme "Alternative Conceptions in Natural Sciences," and addresses the research question: "What is the contribution of activities based on constructivist practice to deconstructing alternative conceptions in the 2nd cycle of Basic Education about the human reproductive system?" Accordingly, I defined the following objectives for the study: to identify students' alternative conceptions about the human reproductive system; to understand students' difficulties in deconstructing their alternative conceptions during a constructivist practice; and to identify the alternative conceptions that still persist. To carry out the study, I employed qualitative research focused on practical application. Thus, for data collection, I used participant observation, questionnaires, and document analysis through students' work. To deconstruct the alternative conceptions presented by students in the initial questionnaire, I used three activities based on a constructivist approach: "Let's get to know the organs of the female and male human reproductive system"; "Let's observe female and male sex cells"; and "Stages of pregnancy – fertilization, implantation, and embryonic development." The results suggest that through the activities proposed in the didactic sequence, students achieved learning outcomes, gaining knowledge about the human reproductive system. In this sense, most students recognized, deconstructed and underwent a conceptual shift regarding the initial alternative conceptions they held about the human reproductive system. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203794338 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/54169 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ciências Naturais | pt_PT |
dc.subject | Sistema Reprodutor Humano | pt_PT |
dc.subject | Conceções Alternativas | pt_PT |
dc.subject | Prática Construtivista | pt_PT |
dc.subject | Natural Sciences | pt_PT |
dc.subject | Human Reproductive System | pt_PT |
dc.subject | Alternative Conceptions | pt_PT |
dc.subject | Constructivist Practice | pt_PT |
dc.title | Conceções alternativas de alunos de 6.º ano sobre o sistema reprodutor humano | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | o Mestrado em Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo do Ensino Básico | pt_PT |