Repository logo
 
Publication

O papel do assistente operacional na construção da escola inclusiva - um contributo para o esboço do seu perfil

dc.contributor.advisorBaptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-
dc.contributor.authorNeves, Dina Alexandra Saraiva das
dc.date.accessioned2017-02-21T14:36:26Z
dc.date.available2017-02-21T14:36:26Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractA valorização da diversidade, o respeito pela diferença, os combates à desigualdade e à exclusão são os pilares do paradigma educacional do século XXI, que preconiza uma “escola para todos”. Nesta perspetiva, a inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) no ensino regular assume-se como uma mudança complexa uma vez que, tendo como objetivo melhorar a vida das crianças, fez com que os estilos de vida e comportamentos dos indivíduos se alterassem. O trabalho desenvolvido procurou apresentar uma reflexão sobre as mudanças operadas na escola, incidindo na ação dos assistentes operacionais enquanto agentes educativos. Optou-se pela metodologia de Estudo de Caso para este projeto, possibilitando a recolha de informação a partir de diferentes fontes: questionários e entrevistas. Os participantes deste estudo foram as Assistentes Operacionais e o professor de Educação Especial de um agrupamento de escolas do distrito de Beja. Os dados recolhidos sugerem que nem todos os assistentes operacionais perspetivam a inclusão da mesma forma, nem todos desempenham as mesmas tarefas e que não há um conteúdo funcional suficientemente esclarecedor. Os assistentes operacionais apresentam e revelam intenção e necessidade de formação para adquirir e/ou otimizar competências nucleares às suas funções, assumindo-se como um público-alvo privilegiado para futuras oportunidades formativas. Assim, propomos um plano de ação de formação intitulado “A ação do Assistente Operacional na construção da inclusão”, que acreditamos poder assumir-se como contributo para a formação destes agentes educativos.pt_PT
dc.identifier.tid201606330pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/18016
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAssistentes Operacionaispt_PT
dc.subjectAuxiliares de Ação Educativapt_PT
dc.subjectConteúdo Funcionalpt_PT
dc.subjectEscola Inclusivapt_PT
dc.subjectAcompanhamento de Alunos com NEEpt_PT
dc.subjectNecessidades Formativaspt_PT
dc.titleO papel do assistente operacional na construção da escola inclusiva - um contributo para o esboço do seu perfilpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial - Área de Especialização em Cognição e Motricidadept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DINA_NEVES.pdf
Size:
6.72 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: