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Abstract(s)
A valorização da diversidade, o respeito pela diferença, os combates à desigualdade e à exclusão são os pilares do paradigma educacional do século XXI, que preconiza uma “escola para todos”. Nesta perspetiva, a inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) no ensino regular assume-se como uma mudança complexa uma vez que, tendo como objetivo melhorar a vida das crianças, fez com que os estilos de vida e comportamentos dos indivíduos se alterassem.
O trabalho desenvolvido procurou apresentar uma reflexão sobre as mudanças operadas na escola, incidindo na ação dos assistentes operacionais enquanto agentes educativos. Optou-se pela metodologia de Estudo de Caso para este projeto, possibilitando a recolha de informação a partir de diferentes fontes: questionários e entrevistas. Os participantes deste estudo foram as Assistentes Operacionais e o professor de Educação Especial de um agrupamento de escolas do distrito de Beja.
Os dados recolhidos sugerem que nem todos os assistentes operacionais perspetivam a inclusão da mesma forma, nem todos desempenham as mesmas tarefas e que não há um conteúdo funcional suficientemente esclarecedor. Os assistentes operacionais apresentam e revelam intenção e necessidade de formação para adquirir e/ou otimizar competências nucleares às suas funções, assumindo-se como um público-alvo privilegiado para futuras oportunidades formativas. Assim, propomos um plano de ação de formação intitulado “A ação do Assistente Operacional na construção da inclusão”, que acreditamos poder assumir-se como contributo para a formação destes agentes educativos.
Description
Keywords
Assistentes Operacionais Auxiliares de Ação Educativa Conteúdo Funcional Escola Inclusiva Acompanhamento de Alunos com NEE Necessidades Formativas