Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.26 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Com este trabalho pretendo compreender o papel das histórias com matemática na
motivação dos alunos durante a resolução de tarefas matemáticas, partindo das seguintes
questões de investigação:
a) Qual a relação que os alunos estabelecem com tarefas matemáticas construídas a partir de
modelos matemáticos presentes em histórias?
b) Que tipo de conhecimentos matemáticos surgem quando os alunos resolvem tarefas
construídas a partir de um modelo matemático presente numa história?
c) Como se desenvolve a comunicação matemática dos alunos quando se utilizam tarefas
construídas a partir de modelos existentes em histórias?
O trabalho foi realizado com uma turma de 2º e 3º anos de escolaridade, que têm
desenvolvido com a professora cooperante, ao longo do tempo, um excelente trabalho na
disciplina de matemática.
Para o desenvolvimento deste estudo optei por utilizar uma metodologia de
investigação qualitativa, como investigadora participante. Saliento, ainda, que a recolha de
dados ocorreu ao longo do estágio da Unidade Curricular: Prática de Ensino Supervisionado.
Durante um total de onze aulas, a análise de dados baseou-se em registos de vídeo, produções
individuais dos alunos, produções dos alunos em grande grupo, e ainda na observação das
interações geradas durante a análise e discussão das estratégias apresentadas pelos alunos,
durante a realização das tarefas.
As tarefas matemáticas apresentadas aos alunos, para o desenvolvimento deste estudo,
surgiram de modelos matemáticos presentes no conto “Ainda não estão contentes?”, inserido
no livro Conto Contigo, de António Torrado. Durante a realização das tarefas foi possível
desenvolver conceitos que se inserem nos temas matemáticos de Números e Operações e
Medida.
Os resultados deste trabalho, poderão ser desenvolvidos no futuro, partindo de outros
estudos e utilizando diferentes modelos matemáticos, outras histórias, outros contextos
educativos, de modo a que seja possível provar que a matemática não tem de ser vista como
uma disciplina difícil e angustiante para os alunos, porque existe sempre a hipótese de através
de histórias, envolver os alunos nas suas aprendizagens, motivando-os para realizar tarefas
matemáticas e desenvolver conhecimento matemático.
Description
Keywords
Ensino Básico Motivação Comunicação Matemática Interações Ambiente de Aprendizagem