Repository logo
 
Publication

EstratĂ©gias de marketing desportivo: o potencial da inteligĂȘncia artificial

dc.contributor.advisorAndrade, Tiago
dc.contributor.authorGonçalves, João Diogo Cardoso
dc.date.accessioned2025-07-30T11:42:20Z
dc.date.available2025-07-30T11:42:20Z
dc.date.issued2025-07-09
dc.description.abstractA presente investigação tem como objetivo analisar o impacto da InteligĂȘncia Artificial (IA) no marketing desportivo, explorando a sua utilização, perceçÔes, benefĂ­cios, desafios e perspetivas futuras entre os profissionais da ĂĄrea. AtravĂ©s de um questionĂĄrio estruturado, aplicado a 181 participantes com experiĂȘncia em marketing desportivo, foi possĂ­vel recolher dados quantitativos e qualitativos que permitiram uma anĂĄlise descritiva e inferencial detalhada. Os resultados evidenciam uma adoção crescente da IA, com destaque para ferramentas como a automação de campanhas e a anĂĄlise de dados preditiva. Verificou-se tambĂ©m uma perceção maioritariamente positiva quanto Ă  eficĂĄcia da IA, embora persistam preocupaçÔes com questĂ”es Ă©ticas, privacidade e barreiras Ă  implementação, como a falta de conhecimento tĂ©cnico e os custos associados. A anĂĄlise estatĂ­stica, com recurso a testes como o qui-quadrado, t-student, ANOVA e correlação de Spearman, permitiu identificar relaçÔes significativas entre variĂĄveis, reforçando a importĂąncia da IA como um instrumento estratĂ©gico no setor. Esta investigação contribui para a literatura existente ao oferecer uma visĂŁo atualizada e prĂĄtica da integração da IA no marketing desportivo e serve como base para futuros estudos neste domĂ­nio.por
dc.identifier.tid203975472
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/58265
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectInteligĂȘncia artificial
dc.subjectMarketing desportivo
dc.subjectInovação tecnológica
dc.subjectEstratégia de marketing
dc.subjectPerceção profissional
dc.subjectAnĂĄlise estatĂ­stica
dc.titleEstratĂ©gias de marketing desportivo: o potencial da inteligĂȘncia artificial
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.grantorInstituto PortuguĂȘs de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em GestĂŁo de NegĂłcios

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
joão_gonçalves.pdf
Size:
1.25 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: