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Tenho Direito a ter Direitos

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorMelo, Sara
dc.contributor.authorCarvalho, Inês Maria Pinto Nogueira de
dc.date.accessioned2019-05-23T14:17:45Z
dc.date.available2019-05-23T14:17:45Z
dc.date.issued2016-09
dc.description.abstractO trabalho de investigação sobre os Direitos Humanos, que se apresenta nesta dissertação, surge uma altura em que todos os dias somos confrontados com a realidade vivida por vários grupos de pessoas - nomeadamente imigrantes – que sofrem várias formas de discriminação e exploração. Esta constatação é ainda agravada pelo facto de em Portugal se viver um período considerado de “crise” em que os problemas macroeconómicos e financeiros afetam o desenvolvimento cultural e social dos cidadãos com impacto forte na vida dos jovens, enquanto grupo mais fragilizado. É justamente por isso que a vertente forte deste trabalho é a urgência em os escutar e respeitar. Utilizando uma metodologia de investigação-ação participativa trabalhamos com um grupo de jovens integrados num projeto comunitário analisando as suas perspetivas sobre os Direitos Humanos centrado maioritariamente no ponto de vista das discriminações de que são alvo diariamente. Esta reflexão foi triangulada com uma análise do projeto Catapulta para a qual foi fundamental a contribuição dos autores de referência mencionados na bibliografia.pt_PT
dc.description.abstractWe are everyday confronted with the violation and discrimination of Human Rights at all levels around the world with special meaning to immigrants. Further to this in Portugal we live in a period of financial crisis caused by macroeconomics factors that have a huge impact in the cultural and social life of all people but that affects mainly young people, as a weaker group. With this research project we intended to understand the Human Rights issue by listening the youngest. We worked with a group of young people that were part of project Catapulta to understand their points of view about Human Rights and the way they are or can be discriminated in their daily life. Our research methodology - participatory research action - was complemented by the analysis of the Catapulta project itself. To support this research, the authors mentioned in the references were crucial.pt_PT
dc.identifier.tid201339412pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/28655
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectJovenspt_PT
dc.subjectIntervenção Comunitáriapt_PT
dc.subjectDireitos Humanospt_PT
dc.subjectDiscriminação e Participaçãopt_PT
dc.titleTenho Direito a ter Direitospt_PT
dc.title.alternativeUm estudo sobre direitos humanos na prática da intervenção comunitária com crianças e jovenspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Superior de Serviço Social do Porto

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