Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.06 MB | Adobe PDF | |||
1.14 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
The aim of this article is to determine if training and technology are directly or inversely
correlated with friction during armoured combat, using the Battle of 73 Easting, which
took place during the Gulf War (1991), as a case study. A historical review was carried out
to describe the battle and the categorization proposed by Ferreira, Ramos and Franchi
(2018) regarding the different types of friction was used throughout the study. The
study methodology was an analytical single case study which included a qualitative and
quantitative analysis. The findings revealed that training and technology directly affected
attrition, giving the US forces the advantage in the confrontation, and that technology
correlated especially to the “information” category of friction, while training had more
consequences for the “individual” category.
O presente artigo tem como objetivo determinar se o treino e a tecnologia se relacionam, de forma direta ou inversa, com a fricção observada durante o combate blindado, utilizando a Batalha de 73 Easting, ocorrida no transcurso da Guerra do Golfo (1991), como caso de estudo. Para tal, foi realizada pesquisa histórica para descrever a batalha e utilizada a proposta de categorização da fricção proposta por Ferreira, Ramos e Franchi (2018). A metodologia empregue foi o estudo de caso único analítico, com análise qualitativa e quantitativa. Foi possível concluir que o treino e a tecnologia influenciaram diretamente na fricção, desequilibrando o combate a favor dos norte-americanos, e que a tecnologia se revelou mais ligada à categoria “informações” da fricção, enquanto o treino teve mais consequências sobre a categoria “indivíduo”.
O presente artigo tem como objetivo determinar se o treino e a tecnologia se relacionam, de forma direta ou inversa, com a fricção observada durante o combate blindado, utilizando a Batalha de 73 Easting, ocorrida no transcurso da Guerra do Golfo (1991), como caso de estudo. Para tal, foi realizada pesquisa histórica para descrever a batalha e utilizada a proposta de categorização da fricção proposta por Ferreira, Ramos e Franchi (2018). A metodologia empregue foi o estudo de caso único analítico, com análise qualitativa e quantitativa. Foi possível concluir que o treino e a tecnologia influenciaram diretamente na fricção, desequilibrando o combate a favor dos norte-americanos, e que a tecnologia se revelou mais ligada à categoria “informações” da fricção, enquanto o treino teve mais consequências sobre a categoria “indivíduo”.
Description
Keywords
Armoured troops Friction Blindados Fricção Clausewitz