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Desde o início do século XXI, assiste-se a uma política de alívio do investimento em
Segurança e Defesa. Portugal, alinhado nessa tendência, viu as Forças Armadas diminuírem
os recursos disponíveis, colocando-as na situação de terem que contratar serviços e bens para
fazer face à vivência diária. O facto destes serviços assumirem um caráter permanente,
coloca em causa a valia da Instituição e a competência para cumprir a totalidade das missões.
Neste contexto, estuda-se o Outsourcing como ferramenta de gestão estratégica capaz de
acrescentar valor às organizações. Face aos desenvolvimentos académicos na temática,
conjugados com a falta de uma clara adaptação a instituições militares, optou-se, em prol do
rigor e realismo, à construção de uma estratégia quantitativa, com reforço qualitativo.
Traçou-se uma categorização e objetividade da realidade em permanência, onde o raciocínio
foi dedutivo, embora com reforço indutivo. O recurso a técnicas de entrevista e
Benchmarking de modelos e práticas de países aliados, permite caraterizar um modelo de
valor que defina, o que é vital, logo não externalizável, e o que deverá ser objeto de
Outsourcing, tudo norteado pelo critério, se obtido exteriormente terá que acrescentar
conhecimento e capacidade, possibilitando que os militares se foquem no core da sua missão. Abstract: Since the end of the last century there has been a widespread policy of Outsourcing in
the Armed Forces, with a consequent reduction of investment in Security and Defense.
Portugal, in line with this tendency, has assisted to the decreasing of the available resources
on the Armed Forces, both in terms of personnel and investment. This situation carries the
necessity of having to wire services to face daily living, and other resources, that would
normally be provided internally. The fact that these services have become provided in a
permanent manner, can place the Institution's worth and its competence to fulfill every
mission in a crisis or conflict environment, in which its nature requires total autonomy. This
study analyzes whether Outsourcing, in light of today´s understanding of what characterizes
it as a strategic management tool that adds value to organizations, is applicable as an added
value option to Armed Forces. The characterization of a value model that allows defining
what is vital, therefore not externalizable, what, conversely, should be outsourced, but above
all, the careful definition of what can be obtained externally to add knowledge and skills,
allowing the military to focus on the core of its mission.
Description
Keywords
Outsourcing Contratação Pública Core Business Gestão Estratégica Forças Armadas Valor Institucional Public Contracting Core Business Strategic Management Armed Forces Institutional Value
