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A sustentabilidade na indústria da moda e os seus consumidores num mundo digital

datacite.subject.fosHumanidadespt_PT
dc.contributor.advisorMarques, Célio Gonçalo Cardoso
dc.contributor.advisorDomingos, Susana Isabel Caetano
dc.contributor.authorVassalo, Adriana Lopes
dc.date.accessioned2024-02-16T16:33:45Z
dc.date.available2024-02-16T16:33:45Z
dc.date.issued2023
dc.date.submitted2023
dc.description.abstractA moda é uma das indústrias com maior repercussão socioambiental negativa, e por isso é imprescindível uma mudança voltada para a sustentabilidade. A cadeia de produção desta indústria envolve métodos demasiado exigentes para os recursos que o planeta tem a oferecer. Neste sentido o consumidor está cada vez mais consciente e preocupado com os materiais utilizados para criar uma peça de roupa e atento a critérios de compra mais ecológicos, sustentando um sistema circular, contrário ao sistema que tende a predominar atualmente. No entanto, para haver uma mudança disruptiva, é necessária uma transformação generalizada nos padrões atuais, acabando com o denominado consumismo. Esta investigação tem como objetivo compreender os aspetos que influenciam a intenção de compra de moda sustentável por parte dos consumidores, conduzindo assim a uma perceção das marcas de moda sustentáveis numa era digital. Assim, o primeiro foco desta dissertação é explorar os conceitos intrínsecos dos termos sustentabilidade e economia circular, relacionando-os com os impactos que a indústria da moda desencadeia, quer a nível ambiental, quer a nível social. Posteriormente, o estudo visa entender as relações entre a preocupação ambiental, a consciência do consumidor de moda e adaptação à evolução digital, e como estes podem influenciar a intenção de compra, no âmbito da moda sustentável. A partir de um inquérito por questionário, distribuído online, com um processo de amostragem aleatório, foi possível concluir que por mais preocupações que os consumidores tenham sobre a sua forma de consumir, existem variados fatores que os impedem de agir na hora de optar por bens mais sustentáveis, nomeadamente o preço. Concisamente, a investigação evidencia as limitações instituídas na presente economia linear, demonstrando as dificuldades no caminho da transição para um mundo mais sustentável. Este estudo é relevante para investigadores da área do comportamento do consumidor porque auxilia na compreensão das escolhas dos consumidores e pode ajudar as marcas a identificar oportunidades ou lacunas nas necessidades dos consumidores. Sugerese em investigações futuras que se continue a estudar o índice de transparências das marcas, uma vez que, impulsiona as próprias marcas a melhorar as suas práticas, promovendo assim uma indústria mais sustentável.pt_PT
dc.identifier.tid203494440pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/49878
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectComportamento das Marcaspt_PT
dc.subjectComportamento do Consumidorpt_PT
dc.subjectConsumo Sustentávelpt_PT
dc.subjectEconomia Circularpt_PT
dc.subjectEra Digitalpt_PT
dc.subjectModa Sustentávelpt_PT
dc.subjectSustentabilidadept_PT
dc.titleA sustentabilidade na indústria da moda e os seus consumidores num mundo digitalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Tomar
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopt_PT

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1-Dissertação de Mestrado Adriana Vassalo - VF 27-10.pdf
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