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Authors
Abstract(s)
A moda é uma das indústrias com maior repercussão socioambiental negativa, e por isso é
imprescindível uma mudança voltada para a sustentabilidade. A cadeia de produção desta
indústria envolve métodos demasiado exigentes para os recursos que o planeta tem a
oferecer. Neste sentido o consumidor está cada vez mais consciente e preocupado com os
materiais utilizados para criar uma peça de roupa e atento a critérios de compra mais
ecológicos, sustentando um sistema circular, contrário ao sistema que tende a predominar
atualmente. No entanto, para haver uma mudança disruptiva, é necessária uma
transformação generalizada nos padrões atuais, acabando com o denominado consumismo.
Esta investigação tem como objetivo compreender os aspetos que influenciam a intenção de
compra de moda sustentável por parte dos consumidores, conduzindo assim a uma perceção
das marcas de moda sustentáveis numa era digital. Assim, o primeiro foco desta dissertação
é explorar os conceitos intrínsecos dos termos sustentabilidade e economia circular,
relacionando-os com os impactos que a indústria da moda desencadeia, quer a nível
ambiental, quer a nível social. Posteriormente, o estudo visa entender as relações entre a
preocupação ambiental, a consciência do consumidor de moda e adaptação à evolução
digital, e como estes podem influenciar a intenção de compra, no âmbito da moda
sustentável. A partir de um inquérito por questionário, distribuído online, com um processo
de amostragem aleatório, foi possível concluir que por mais preocupações que os
consumidores tenham sobre a sua forma de consumir, existem variados fatores que os
impedem de agir na hora de optar por bens mais sustentáveis, nomeadamente o preço.
Concisamente, a investigação evidencia as limitações instituídas na presente economia
linear, demonstrando as dificuldades no caminho da transição para um mundo mais
sustentável. Este estudo é relevante para investigadores da área do comportamento do
consumidor porque auxilia na compreensão das escolhas dos consumidores e pode ajudar as
marcas a identificar oportunidades ou lacunas nas necessidades dos consumidores. Sugerese em investigações futuras que se continue a estudar o índice de transparências das marcas,
uma vez que, impulsiona as próprias marcas a melhorar as suas práticas, promovendo assim
uma indústria mais sustentável.
Description
Keywords
Comportamento das Marcas Comportamento do Consumidor Consumo Sustentável Economia Circular Era Digital Moda Sustentável Sustentabilidade