| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 1.01 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O objetivo deste estudo é determinar os desafios e oportunidades que as Pequenas
e Médias Empresas (PMEs) enfrentam quando se internacionalizam, e o efeito de uma
estratégia de marketing internacional no sucesso das PMEs no cenário internacional.
Sete PMEs internacionais foram entrevistadas em entrevistas semiestruturadas nas
quais foi possível determinar tendências estratégicas, desafios, capacidades e
sugestões sobre a forma de se adaptarem com sucesso em mercados estrangeiros. As
recolhas de dados indicam que os motivos para a internacionalização podem derivar
de dois componentes: interesse proativo, e em particular a expansão e diversificação
de mercado, e orientações indiretas e colaborativas. No entanto, as empresas também
enfrentam desafios significativos, como limitações financeiras, barreiras culturais e
linguísticas, burocracia, e forte competição em mercados globais. Assim, o marketing
internacional é uma função vital, desde a promoção até a função tática, para que as
PMEs sejam competitivas a longo prazo e de forma sustentável.
Description
Keywords
Internacionalização Pequenas e Médias Empresas (PMEs) Estratégias Barreiras
