Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Politicas culturais e juvenis no concelho de Grândola e os desafios da participação juvenil

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Tese final SG.pdf2.6 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A presente dissertação insere-se no Mestrado em Educação, Práticas Artísticas e Inclusão, com o objetivo de compreender como os jovens se relacionam e qual é a sua perceção das políticas culturais e juvenis no concelho de Grândola, centrando-se nos desafios que afetam a participação juvenil em contextos de baixa densidade populacional. Fundamentando-se em quatro conceitos centrais – juventude, políticas públicas, educação e participação. Esta investigação parte da premissa de que as políticas culturais e juvenis podem ser uma ferramenta para a inclusão social dos jovens, especialmente quando articuladas com práticas educativas e artísticas. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, com recurso à pesquisa documental, inquéritos por questionário e entrevista através de focus group com jovens locais. Estas ferramentas permitiram recolher dados detalhados sobre as perceções dos jovens acerca da oferta cultural e juvenil disponível e da sua participação nas atividades promovidas pelo município. Os resultados apresentam a visão dos jovens sobre a criação de políticas públicas que os envolvam diretamente na sua conceção e execução, propondo a diversificação da oferta cultural e juvenil e a implementação de estratégias educativas que estimulem a criatividade, o pensamento crítico e a cidadania ativa. Conclui-se que a participação juvenil e a inclusão social podem ser melhoradas através da integração das práticas artísticas no âmbito educacional, promovendo, assim, uma transformação social e o desenvolvimento sustentável das comunidades juvenis.
This dissertation is part of the Master's in Education, Artistic Practices, and Inclusion, aiming to understand how young people relate to and perceive cultural and youth policies in the municipality of Grândola, focusing on the challenges affecting youth participation in low-populationdensity contexts. It is based on four central concepts – youth, public policies, education, and participation. This research assumes that cultural and youth policies can be a tool for the social inclusion of young people, especially when combined with educational and artistic practices. The methodology adopted is qualitative, involving documentary research, questionnaire surveys, and interviews through focus groups with local youth. These tools enabled the collection of detailed data on young people's perceptions of the available cultural and youth offerings and their participation in activities promoted by the municipality. The results reflect the youth’s views on creating public policies that directly involve them in their design and implementation, proposing the diversification of cultural and youth offerings and the implementation of educational strategies that foster creativity, critical thinking, and active citizenship. It concludes that youth participation and social inclusion can be enhanced through the integration of artistic practices within the educational framework, thereby promoting social transformation and sustainable development of youth communities.

Description

Keywords

Juventude Políticas culturais Participação Inclusão social Educação Youth Cultural policies Participation Social inclusion Education

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue