Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.68 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
O relatório foi elaborado sobre uma intervenção realizada no Estágio do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico, no ano letivo 2021/2022, no âmbito da disciplina de Estudo do Meio, numa turma de 1º e 2º ano de escolaridade. O estudo, de natureza qualitativa, teve por base a seguinte questão de investigação: “De que modo a implementação de atividades experimentais pode contribuir para a aprendizagem de Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico?”. A intervenção teve como objetivos: i) identificar conceções de crianças do 1º CEB sobre temáticas de Estudo do Meio que possibilitem a realização de atividades experimentais de ciências; ii) planificar, implementar e avaliar atividades experimentais de ciências que visem a desconstrução das conceções das crianças; iii) promover o questionamento e o pensamento crítico a partir das atividades experimentais realizadas; iv) identificar os contributos do ensino experimental das ciências para as aprendizagens no 1º CEB. Para isso, foram realizadas três atividades experimentais, em grande grupo. Com o intuito de identificar as conceções alternativas das crianças elaboraram-se concept cartoons de acordo com as temáticas a explorar nas atividades experimentais. Foram desenvolvidos guiões didáticos onde se incluíam cartas de planificação a serem utilizadas pelas crianças, na orientação das tarefas a realizar. Na avaliação das aprendizagens relativas às temáticas abordadas através das atividades experimentais, recorreu-se a uma ficha com três questões, aplicada um ano após a intervenção. Os resultados revelaram a evolução de algumas conceções iniciais das crianças e a persistência de outras, acerca da dissolução de substâncias em água, germinação de sementes e crescimento de plantas. Conclui-se que o Ensino Experimental das Ciências apesar de contribuir para as aprendizagens das crianças, não pode limitar-se a atividades pontuais, requerendo continuidade ao longo da escolaridade.
Description
Keywords
Ensino Experimental das Ciências Conceções Alternativas Concept Cartoons Carta de Planificação Ensino Básico 1º Ciclo