Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O ensino experimental das ciências no 1º ciclo do ensino básico: contributos para a aprendizagem

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MARIA_DIAS_SANTOS.pdf4.68 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O relatório foi elaborado sobre uma intervenção realizada no Estágio do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico, no ano letivo 2021/2022, no âmbito da disciplina de Estudo do Meio, numa turma de 1º e 2º ano de escolaridade. O estudo, de natureza qualitativa, teve por base a seguinte questão de investigação: “De que modo a implementação de atividades experimentais pode contribuir para a aprendizagem de Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico?”. A intervenção teve como objetivos: i) identificar conceções de crianças do 1º CEB sobre temáticas de Estudo do Meio que possibilitem a realização de atividades experimentais de ciências; ii) planificar, implementar e avaliar atividades experimentais de ciências que visem a desconstrução das conceções das crianças; iii) promover o questionamento e o pensamento crítico a partir das atividades experimentais realizadas; iv) identificar os contributos do ensino experimental das ciências para as aprendizagens no 1º CEB. Para isso, foram realizadas três atividades experimentais, em grande grupo. Com o intuito de identificar as conceções alternativas das crianças elaboraram-se concept cartoons de acordo com as temáticas a explorar nas atividades experimentais. Foram desenvolvidos guiões didáticos onde se incluíam cartas de planificação a serem utilizadas pelas crianças, na orientação das tarefas a realizar. Na avaliação das aprendizagens relativas às temáticas abordadas através das atividades experimentais, recorreu-se a uma ficha com três questões, aplicada um ano após a intervenção. Os resultados revelaram a evolução de algumas conceções iniciais das crianças e a persistência de outras, acerca da dissolução de substâncias em água, germinação de sementes e crescimento de plantas. Conclui-se que o Ensino Experimental das Ciências apesar de contribuir para as aprendizagens das crianças, não pode limitar-se a atividades pontuais, requerendo continuidade ao longo da escolaridade.

Description

Keywords

Ensino Experimental das Ciências Conceções Alternativas Concept Cartoons Carta de Planificação Ensino Básico 1º Ciclo

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue