Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O desenho como propulsor à educação intercultural: relatório de estágio

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente relatório de estágio pretende introduzir a educação intercultural em exercícios realizados na disciplina de Desenho A, sendo por isso uma proposta educativa em que se procuram introduzir conceitos sociais na aprendizagem de desenho. Este estágio foi realizado na Escola Secundária Ibn Mucana no 11º ano e decorreu no ano letivo 2013/2014. Assim, através de exercícios de observação, utilizando o método de desenho cego e de desenho com a mão esquerda, os alunos realizaram diferentes representações de fotografias, expostas em projetor vídeo, que apresentavam diferentes culturas. A escolha de determinados métodos nasce da intenção de obrigar os alunos a olhar essencialmente para a imagem. Deste modo, procura-se estimular e incentivar os alunos a pensar no que estão a ver, promovendo e introduzindo a Cultura Visual. Foram realizados dois inquéritos aos alunos, antes e depois do exercício, para que fosse possível perceber se o desenho pode contribuir para a educação intercultural.

Description

Keywords

Desenho Arte Multiculturalidade Educação intercultural Ensino das Artes Visuais Relatório de estágio

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License