Repository logo
 
Publication

Aprender e a jogar, que estratégias vou usar? Os números racionais não negativos numa turma de 2,º ano de escolaridade

dc.contributor.advisorMachado, Ricardo
dc.contributor.authorAbú, Dalila Taibo
dc.date.accessioned2018-03-06T10:14:43Z
dc.date.available2018-03-06T10:14:43Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractO presente relatório insere-se no âmbito da prática pedagógica supervisionada do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico e pretende refletir sobre a prática desenvolvida ao longo de dois semestres, assim como analisar a evolução dos alunos perante a temática abordada. A matemática é uma área curricular que tem um papel muito importante no dia-a-dia dos alunos. No 1.º ciclo do ensino básico os alunos aprendem a desenvolver a capacidade de pensar sobre os números, a desenvolver estratégias e a resolver problemas em sala de aula. Assim sendo, numa turma de 2.º ano de escolaridade, o conceito do número racional não negativo, numa perspetiva de resolução de problemas, assumiu-se como objetivo principal, o foco deste trabalho. O recurso à utilização de materiais manipuláveis estruturados assume-se como facilitador na apropriação dos conhecimentos matemáticos e no desenvolvimento de capacidades e competências, tais como a capacidade de abstração, de pensamento crítico, do raciocínio matemático e de estratégias de resolução de problemas, promovendo a comunicação ativa e a vontade de aprender matemática. Nesta investigação desenvolvemos um design de investigação-ação, do paradigma interpretativo. Os participantes deste estudo foram uma turma do 2.º ano de escolaridade e a professora/investigadora. Os instrumentos de recolha de dados foram: a observação, as conversas informais, o diário de bordo, os protocolos de alunos e a recolha documental. Os resultados ilustram como foram realizadas as aulas de matemática, abordando os números racionais não negativos, utilizando como recurso didático, os materiais manipuláveis, neste caso as barras de Cuisenaire, comprovando a existência de uma mudança quanto às aprendizagens, por parte dos alunospt_PT
dc.description.abstractThis report is part of the pre-service training practice of the Master in Preschool and Primary Education. It intends to reflect on the practice developed over two semesters, as well as to analyze the evolution of the students. Mathematics plays a very important role in the students' daily live. In the primary education students learn to develop the ability to think about numbers, develop strategies and solve problems in the classroom. Thus, the focus of this work is related with the concept of the non-negative rational number in a perspective of problem solving develops in a 2nd grade class. The use of structured manipulative materials assumes a facilitator in the appropriation of mathematical knowledge and in the development of abilities and competencies, such as abstraction, critical thinking, mathematical reasoning and problem solving strategies, promoting active communication and the will to learn mathematics. In this research we develop an action-research design of the interpretative paradigm. The participants of this study were 2nd graders (7/8 years old) and the teacher/researcher. Data were collected through observation, informal conversations, researcher’s diary, student protocols and documents. The results illustrate how mathematical classes were carried out, approaching the non-negative rational numbers, using as a didactic resource, the manipulative materials, in this case the Cuisenaire bars, proving the existence of a change in the students' learning.pt_PT
dc.identifier.tid201871190pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/21853
dc.language.isoporpt_PT
dc.subject1.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectNúmeros racionais não negativospt_PT
dc.subjectresolução de problemaspt_PT
dc.subjectmateriais manipuláveispt_PT
dc.subjectPrimary educationpt_PT
dc.subjectMathematicspt_PT
dc.subjectNon-negative rational numberspt_PT
dc.subjectproblem solvingpt_PT
dc.subjectmanipulative materials.pt_PT
dc.titleAprender e a jogar, que estratégias vou usar? Os números racionais não negativos numa turma de 2,º ano de escolaridadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Superior de Educação e Ciências
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TFM_Dalila_VF..pdf
Size:
2.65 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: