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A influência do UGC no envolvimento da Geração Z com marcas: um estudo no setor dos cosméticos

dc.contributor.advisorTortajada, Elena
dc.contributor.authorDomingues, Margarida Esteves
dc.date.accessioned2025-09-05T11:22:52Z
dc.date.available2025-09-05T11:22:52Z
dc.date.issued2025-07-10
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo investigar de que forma o conteúdo gerado pelo utilizador (UGC) influencia os comportamentos de envolvimento com a marca entre consumidores da geração Z no setor dos cosméticos. A partir de um estudo experimental com sete vídeos de UGC, analisou-se se a confiança neste tipo de conteúdo se traduz em lealdade à marca, intenção word-of-mouth e disposição para pagar um preço premium. Adicionalmente, explorou-se o papel moderador da autenticidade e da competência percebida dos criadores de conteúdo na intensificação desta relação. A recolha de dados foi realizada através de um questionário estruturado, com aplicação de escalas validadas antes e após a visualização dos estímulos. Os resultados confirmaram que a confiança no UGC tem um impacto positivo em todas as dimensões do envolvimento com a marca e o papel da autenticidade percebida destacou-se como auxílio importante desta relação. Os resultados evidenciam a importância do UGC e dos atributos do próprio criador no mundo digital e oferecem contributos práticos para marcas que pretendam adotar estratégias comunicacionais mais credíveis e afetivas. Entre as limitações encontradas estão a utilização de uma amostra relativamente pequena e o tratamento agregado dos vídeos. Investigações futuras poderão aprofundar a análise a nível individual por criador, examinando a influência do estilo comunicacional de cada um, e ampliar a segmentação demográfica. Sugere-se ainda a adoção de métodos mistos (quantitativos e qualitativos), a inclusão de variáveis situacionais, bem como uma análise temporal que avalie o impacto de exposições repetidas a conteúdos UGC. Finalmente, destaca-se o potencial da aplicação de técnicas de inteligência artificial, para automatizar a avaliação de autenticidade percebida e identificar padrões complexos no comportamento do consumidor.por
dc.identifier.tid203978196
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/58585
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectUGC
dc.subjectEnvolvimento com a marca
dc.subjectGeração Z
dc.subjectCosmético
dc.titleA influência do UGC no envolvimento da Geração Z com marcas: um estudo no setor dos cosméticospor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketing

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