Repository logo
 
Publication

A articulação do ensino de formação musical e do ensino de instrumento

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorJorge, Rui
dc.contributor.authorBeja, Joana
dc.date.accessioned2021-06-16T15:38:57Z
dc.date.available2021-06-16T15:38:57Z
dc.date.issued2020-11-18
dc.description.abstractEste documento foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino da Música e é constituído por duas partes distintas. Na primeira parte do relatório é realizada uma descrição do estágio supervisionado no que se refere ao desenvolvimento de atividades relacionadas com a formação pessoal e profissional. É igualmente desenvolvida uma reflexão e análise profunda sobre a prática docente e o processo de ensino-aprendizagem em contextos educativos e regimes de frequência diferentes do ensino especializado da música. A segunda parte centra-se no desenvolvimento do projeto de investigação que pretende analisar e refletir sobre a articulação entre o ensino da disciplina de Formação Musical e o ensino da disciplina de Instrumento, em particular no ensino básico, na Academia de Música de Óbidos, no Conservatório de Artes Performativas de Almada e de uma forma global, em Portugal. A existência ou ausência de pontes entre ambas as disciplinas ao longo do tempo, teve consequências no ensino atual relativamente à forma como alunos e professores interpretam essa relação e a ligação entre a teoria e a prática. Neste contexto, é fundamental compreender se estão a ser lecionadas enquanto unidades isoladas ou se são encaradas como competências complementares. Tendo em conta os diversos intervenientes no processo educativo, foram elaborados inquéritos por questionário aos docentes e discentes, relacionados os resultados dos alunos e foram analisados os programas das disciplinas de Formação Musical, Piano, Guitarra e violino com o intuito de compreender a articulação existente. Por último, sugerem-se algumas linhas orientadoras que vão no sentido da melhoria da articulação entre teoria e prática, tendo em conta os dados recolhidos.pt_PT
dc.identifier.tid202680657pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/36791
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectFormação musicalpt_PT
dc.subjectInstrumentopt_PT
dc.subjectInstrumentopt_PT
dc.subjectEnsino especializado da músicapt_PT
dc.subjectArticulaçãopt_PT
dc.titleA articulação do ensino de formação musical e do ensino de instrumentopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Músicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Joana Beja.pdf
Size:
42.13 MB
Format:
Adobe Portable Document Format