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A articulação do ensino de formação musical e do ensino de instrumento
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Jorge, Rui | |
dc.contributor.author | Beja, Joana | |
dc.date.accessioned | 2021-06-16T15:38:57Z | |
dc.date.available | 2021-06-16T15:38:57Z | |
dc.date.issued | 2020-11-18 | |
dc.description.abstract | Este documento foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino da Música e é constituído por duas partes distintas. Na primeira parte do relatório é realizada uma descrição do estágio supervisionado no que se refere ao desenvolvimento de atividades relacionadas com a formação pessoal e profissional. É igualmente desenvolvida uma reflexão e análise profunda sobre a prática docente e o processo de ensino-aprendizagem em contextos educativos e regimes de frequência diferentes do ensino especializado da música. A segunda parte centra-se no desenvolvimento do projeto de investigação que pretende analisar e refletir sobre a articulação entre o ensino da disciplina de Formação Musical e o ensino da disciplina de Instrumento, em particular no ensino básico, na Academia de Música de Óbidos, no Conservatório de Artes Performativas de Almada e de uma forma global, em Portugal. A existência ou ausência de pontes entre ambas as disciplinas ao longo do tempo, teve consequências no ensino atual relativamente à forma como alunos e professores interpretam essa relação e a ligação entre a teoria e a prática. Neste contexto, é fundamental compreender se estão a ser lecionadas enquanto unidades isoladas ou se são encaradas como competências complementares. Tendo em conta os diversos intervenientes no processo educativo, foram elaborados inquéritos por questionário aos docentes e discentes, relacionados os resultados dos alunos e foram analisados os programas das disciplinas de Formação Musical, Piano, Guitarra e violino com o intuito de compreender a articulação existente. Por último, sugerem-se algumas linhas orientadoras que vão no sentido da melhoria da articulação entre teoria e prática, tendo em conta os dados recolhidos. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202680657 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/36791 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Formação musical | pt_PT |
dc.subject | Instrumento | pt_PT |
dc.subject | Instrumento | pt_PT |
dc.subject | Ensino especializado da música | pt_PT |
dc.subject | Articulação | pt_PT |
dc.title | A articulação do ensino de formação musical e do ensino de instrumento | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Música | pt_PT |
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