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- New Challenges in Civil-Military RelationsPublication . Pion-Berlin, David; Schiff, Rebecca; Bruneau, Thomas C.; Neto, Octavio Amorim
- Espécies Invasoras no Concelho de SátãoPublication . Santos, Carlos Manuel Figueiredo dos; Marchante, Hélia Sofia Duarte CanasAs plantas invasoras são plantas exóticas que pela sua fácil adaptação, estabelecem populações afastadas dos locais onde foram introduzidas inicialmente, pelos seus próprios meios, aumentando muito a sua distribuição. Deste modo podem promover impactes negativos a vários níveis e são consideradas uma das principais ameaças à biodiversidade. Entre as espécies de plantas invasoras mais dispersas em Portugal encontram-se várias acácias de origem australiana e a erva-das-pampas. A gestão e controlo de espécies de plantas invasoras apresentam vários desafios, ligados nomeadamente à elevada capacidade de re-invasão das espécies, à escolha das metodologias mais adequadas, e aos custos elevados da intervenção. Para lidar melhor com estes desafios é fundamental uma boa caracterização da área invadida, bem como a aplicação correta das metodologias de controlo mais eficazes, monitorização de cada intervenção e realização cuidada de controlos de continuidade e manutenção.O presente trabalho pretende mapear e priorizar intervenções nas plantas invasoras lenhosas e herbáceas de maior porte presentes no concelho de Sátão. O objetivo geral foi desenvolver propostas de gestão, incluindo o desenvolvimento de matrizes de prioridades para o controlo de plantas invasoras, principalmente Acacia dealbata (mimosa) e Acacia melanoxylon (austrália), no concelho de Sátão. Para tal, as áreas invadidas foram caracterizadas e com base nessa caracterização, foram selecionadas metodologias de controlo mais adequadas para cada espécie e proposta uma priorização das intervenções.Nas áreas de intervenção a espécie invasora dominante é Acacia dealbata, sugerindo-se como principal metodologia de controlo o descasque, dada as características da espécie, nomeadamente a sua forte capacidade de rebentação de touças e/ou raízes após o corte. Além desta espécie, foram ainda identificadas mais pontualmente Acacia melanoxylon, Robinia pseudoacacia e Cortaderia selloana. A intervenção em áreas com poucos indivíduos, sem grandes declives e bons acessos constitui prioridade elevada. É ainda proposto a realização de ações de sensibilização dos cidadãos e diferentes stakeholders pois a luta contra as espécies invasoras só terá sucesso se todos forem envolvidos
- A articulação do ensino de formação musical e do ensino de instrumentoPublication . Beja, Joana; Jorge, RuiEste documento foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino da Música e é constituído por duas partes distintas. Na primeira parte do relatório é realizada uma descrição do estágio supervisionado no que se refere ao desenvolvimento de atividades relacionadas com a formação pessoal e profissional. É igualmente desenvolvida uma reflexão e análise profunda sobre a prática docente e o processo de ensino-aprendizagem em contextos educativos e regimes de frequência diferentes do ensino especializado da música. A segunda parte centra-se no desenvolvimento do projeto de investigação que pretende analisar e refletir sobre a articulação entre o ensino da disciplina de Formação Musical e o ensino da disciplina de Instrumento, em particular no ensino básico, na Academia de Música de Óbidos, no Conservatório de Artes Performativas de Almada e de uma forma global, em Portugal. A existência ou ausência de pontes entre ambas as disciplinas ao longo do tempo, teve consequências no ensino atual relativamente à forma como alunos e professores interpretam essa relação e a ligação entre a teoria e a prática. Neste contexto, é fundamental compreender se estão a ser lecionadas enquanto unidades isoladas ou se são encaradas como competências complementares. Tendo em conta os diversos intervenientes no processo educativo, foram elaborados inquéritos por questionário aos docentes e discentes, relacionados os resultados dos alunos e foram analisados os programas das disciplinas de Formação Musical, Piano, Guitarra e violino com o intuito de compreender a articulação existente. Por último, sugerem-se algumas linhas orientadoras que vão no sentido da melhoria da articulação entre teoria e prática, tendo em conta os dados recolhidos.