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Abstract(s)
Este documento foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino
Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino da Música e é constituído por duas partes
distintas.
Na primeira parte do relatório é realizada uma descrição do estágio supervisionado no que se
refere ao desenvolvimento de atividades relacionadas com a formação pessoal e profissional.
É igualmente desenvolvida uma reflexão e análise profunda sobre a prática docente e o
processo de ensino-aprendizagem em contextos educativos e regimes de frequência diferentes
do ensino especializado da música.
A segunda parte centra-se no desenvolvimento do projeto de investigação que pretende
analisar e refletir sobre a articulação entre o ensino da disciplina de Formação Musical e o
ensino da disciplina de Instrumento, em particular no ensino básico, na Academia de Música
de Óbidos, no Conservatório de Artes Performativas de Almada e de uma forma global, em
Portugal. A existência ou ausência de pontes entre ambas as disciplinas ao longo do tempo,
teve consequências no ensino atual relativamente à forma como alunos e professores
interpretam essa relação e a ligação entre a teoria e a prática. Neste contexto, é fundamental
compreender se estão a ser lecionadas enquanto unidades isoladas ou se são encaradas como
competências complementares. Tendo em conta os diversos intervenientes no processo
educativo, foram elaborados inquéritos por questionário aos docentes e discentes,
relacionados os resultados dos alunos e foram analisados os programas das disciplinas de
Formação Musical, Piano, Guitarra e violino com o intuito de compreender a articulação
existente. Por último, sugerem-se algumas linhas orientadoras que vão no sentido da melhoria
da articulação entre teoria e prática, tendo em conta os dados recolhidos.
Description
Keywords
Formação musical Instrumento Instrumento Ensino especializado da música Articulação