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Respeitar as diferenças através da literatura para a infância
dc.contributor.advisor | Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963- | |
dc.contributor.author | Costa, Catia Emanuela Morais da | |
dc.date.accessioned | 2022-05-12T09:19:21Z | |
dc.date.available | 2022-05-12T09:19:21Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | O princípio da inclusão baseia-se no pressuposto de uma escola preparada para dar resposta a todas as crianças, tendo em vista o seu desenvolvimento integral e não apenas as suas capacidades académicas. Atualmente fala-se de uma escola para todos e por todos, onde os alunos devem aprender juntos, independentemente das suas valências e fragilidades. Trata-se de uma aceitação de pares, interajuda e solidariedade. Neste sentido, as escolas têm o dever de se adaptar, munindo-se dos recursos necessários para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Todos devem contribuir para esta realidade: alunos, professores, encarregados de educação e pessoal não docente. Todos são essenciais neste processo de inclusão. Assim, o grande objetivo da intervenção realizada foi o de sensibilizar um grupo de alunos e respetivas professoras titulares das turmas para a importância de comportamentos solidários e de aceitação em relação à diferença. Inicialmente, houve necessidade de identificar alguma literatura infantil existente sobre a temática, selecioná-la e apresentar uma planificação para exploração de seis histórias infantis. Posteriormente, foi escrita, pela autora deste relatório, a história “Tobias, um menino especial”, que retrata uma Escola inclusiva e que envolve um espírito de solidariedade para que todos consigam viver em harmonia e felicidade. Finalmente, foi lida esta história a três grupos, isto é, a um total de trinta e cinco crianças com idades compreendidas entre os seis e os dez anos, tendo-se constatado que as crianças evidenciaram, nas suas respostas após leitura da história, sentimentos e atitudes muito positivos em relação a crianças diferentes e com caraterísticas específicas. Independentemente de podermos imputar à leitura da história os sentimentos e atitudes evidenciados, fomos progressivamente tomando maior consciência da existência e das potencialidades da literatura infantil para sensibilizar as crianças para diferentes temáticas e valores, nomeadamente a educação inclusiva e os valores que lhe estão subjacentes. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203007239 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/40521 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.subject | Solidariedade | pt_PT |
dc.subject | Literatura para a Infância | pt_PT |
dc.title | Respeitar as diferenças através da literatura para a infância | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Especial | pt_PT |
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