Repository logo
 
Publication

A (co)avaliação em sala de aula: importância e desafios

dc.contributor.advisorPinto, Jorge
dc.contributor.authorSilva, Micaela Alexandra Glória da
dc.date.accessioned2014-08-27T08:42:40Z
dc.date.available2014-08-27T08:42:40Z
dc.date.issued2014-02
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.description.abstractO presente projeto de investigação possui como desígnio principal perceber o valor da avaliação formativa, nomeadamente da (co)avaliação - estabelecida entre os pares (alunos) e o docente responsável pelo grupo -, que surge através da partilha da avaliação defendida e praticada pela equipa docente. Esta perspetiva de trabalho preconiza uma gestão curricular adequada, centrada na especificidade do grupo, fomentando a diferenciação pedagógica e a partilha de aprendizagens de forma pluridimencional (professor-aluno, aluno-professor e aluno-aluno), num ato de comunicação reflexivo e democrático. Para tal, recorreu-se à utilização do Plano Individual de Trabalho (PIT), instrumento de organização do estudo autónomo do Movimento da Escola Moderna, e respetivos mapas de registo e à realização de um momento semanal (Conselho de Cooperação Educativa) do qual emergem diversas funções, como a de regulação de percursos de aprendizagem, centrada na avaliação do PIT e sua programação. Este trabalho centra-se numa abordagem qualitativa próxima da investigação-ação, tendo a recolha de dados sido realizada através da observação participante, inquérito por entrevista e análise de documentos. O trabalho foi desenvolvido com uma turma de 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) que funcionou com dois níveis de ensino (2º e 3º anos de escolaridade). Como principal resultado poder-se-á destacar o facto de os momentos avaliativos cooperados serem impulsionadores do desenvolvimento de competências transversais como a comunicação, autonomia, reflexão e colaboração e fomentarem a tomada de consciência das dificuldades individuais, contribuindo para a sua supressão.por
dc.description.abstractThe present investigation has as its main goal to perceive the value of formative evaluation, namely (co)evaluation - established between the peers (students) and the teacher responsible for the group - which emerges through the sharing of the evaluation defended and practiced by the teaching team. This same evaluation stands for an adequate curricular management focused on the group specificity, giving way to pedagogic differentiation and the sharing of learning experiences through pluridimensional relationships (teacher-student; student-teacher; and student-student), in an act of communication but at the same time reflective and democratic. To this end, it was used the PIT, an instrument of organization of the independent studying and its respective recording maps and the creation of a weekly moment (CCE), from which several functions emerge, like the regulation of learning tracks, centered on evaluating PIT and its programming. This paper is centered on a qualitative approach close to investigation-action, in which the data collection was made through participant's observation, survey by interview and document analysis. This study was developed with a 1º Cycle of Basic Education class (CEB) that functioned with two grading levels (2º and 3º grades). The main result obtained was the fact the cooperative evaluation moments were stimulators of the development of transversal abilities, mainly communication, autonomy, reflection and collaboration but also to promote the realization of individual difficulties, making suppression possible.en
dc.identifier.tid201683563
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/6684
dc.language.isoporpor
dc.publisherEscola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbalpor
dc.subject(Co)avaliaçãopor
dc.subjectGestão curricularpor
dc.subjectDiferenciação pedagógicapor
dc.subjectPITpor
dc.subject1º CEBpor
dc.subject(Co)evaluationen
dc.subjectCurricular managementen
dc.subjectPedagogic differentiationen
dc.subjectRelatório de projeto de investigaçãopor
dc.subjectRelatório de estágiopor
dc.titleA (co)avaliação em sala de aula: importância e desafiospor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSetúbalpor
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typemasterThesisen

Files

Original bundle
Now showing 1 - 5 of 7
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório do Projeto de Investigação - Micaela da Silva (Final).pdf
Size:
174.01 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório do Projeto de Investigação - Micaela da Silva (Final).2.pdf
Size:
11.27 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Anexo1.pdf
Size:
368.45 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Anexo 2.pdf
Size:
548.25 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Anexo3.pdf
Size:
414.62 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: