Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A experiência de compra online no mercado de luxo

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertação_Diogo Bastos_30-11-2023.pdf2.25 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A utilização mundial da Internet tem aumentado significativamente, assim como a sua utilização que tem se tornado cada vez mais diversificada, desde a utilização por motivos de entretenimento até à utilização para fins profissionais. A Internet veio facilitar bastante não só o contacto entre pessoas, mas também entre empresas e mercados, tornando-se rapidamente num fator essencial na vida de milhões de pessoas. Esta situação abriu, também, a possibilidade de efetuar compras online, e os produtos de luxo não são exceção. Um dos principais fatores que influencia a compra de produtos de luxo é a experiência de compra na loja física, conforme a literatura consultada, tendo esta situação vindo trazer novos reptos no mercado online, uma vez essa experiência é muito diferente nas lojas online. A presente dissertação pretende perceber de que forma os consumidores de produtos de luxo estão satisfeitos com a experiência de compra online destes produtos em relação à loja física. Através de um estudo qualitativo, aplicado a consumidores de produtos de luxo, foi possível compreender de que forma estes se encontram satisfeitos com esta experiência de compra. Para análise dos dados recolhidos foi utilizado o software de análise qualitativa Iramuteq que ajudou bastante na compreensão da mesma. Após a análise das informações fornecidas pelo software, bem como pela leitura e análise das respostas, foi possível depreender que apesar das inúmeras vantagens presentes nas lojas online, a preferência dos consumidores permanece na experiência de compra numa loja física.

Description

Keywords

Consumidor, e-commerce, experiência de compra, luxo, mercado de luxo, satisfação

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License