Publication
A importância do desenvolvimento da linguagem para a qualidade das relações entre pares em idade pré-escolar
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Silva, Marlene | |
dc.contributor.author | Capela, Inês | |
dc.date.accessioned | 2024-06-19T18:26:40Z | |
dc.date.available | 2024-06-19T18:26:40Z | |
dc.date.issued | 2024-04-04 | |
dc.description.abstract | O presente relatório surge no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, apresentando todo o trabalho desenvolvido no decorrer da prática de ensino supervisionado em ensino pré-escolar, onde o tema do projeto de intervenção foi “Expressa as Emoções” e cujo principal objetivo era perceber de que forma o desenvolvimento da linguagem contribui para a melhoria da qualidade da relação entre pares. Compreende-se que o desenvolvimento da linguagem é um processo complexo e fundamental para o crescimento e desenvolvimento cognitivo e social das crianças, sendo que o educador tem como principal desafio criar o ambiente propício à promoção da comunicação e da linguagem. A implementação de estratégias promotoras, como atividades interativas, brincadeiras, histórias, possibilita não só a expressão de pensamentos, sentimentos e ideias como permite um construto social, habilidades de comunicação, compreensão e expressão, cruciais para este desenvolvimento e para a relação entre pares. Neste âmbito, o desenvolvimento do projeto baseou-se na metodologia de investigação-ação, e a colheita de dados realizada através de observações, notas de campo, conversas informais, entrevistas e registos fotográficos permitiu uma análise crítica e uma reflexão do trabalho construído. Os resultados do estudo permitiram perceber que, ao incentivar o desenvolvimento da linguagem, promovia-se uma melhor relação entre pares, considerando que a sua interação era melhorada através do comportamento. Permitiu também o aprofundar de conhecimentos e práticas no papel da educadora. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203650921 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/51083 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Emoções | pt_PT |
dc.subject | Linguagem oral | pt_PT |
dc.subject | Relações entre pares | pt_PT |
dc.title | A importância do desenvolvimento da linguagem para a qualidade das relações entre pares em idade pré-escolar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | closedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |