Repository logo
 
Publication

O papel do professor na sinalização e acompanhamento de crianças com dislexia

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCastro, Helena
dc.contributor.authorDora, Rocha
dc.date.accessioned2018-05-10T17:15:51Z
dc.date.available2018-05-10T17:15:51Z
dc.date.issued2018-02-01
dc.description.abstractO presente Relatório Final tem como tema a dislexia e qual o papel do professor na sinalização e acompanhamento de crianças com dislexia. As competências da leitura e da escrita são consideradas pontos essenciais na sociedade atual. Sendo a leitura e a escrita um processo complexo, pois envolve descodificação e interpretação de símbolos, este é para a maioria das crianças um processo relativamente fácil, mas outras mostram grandes dificuldades em transformar os códigos escritos em código linguístico. Diagnosticada geralmente nos primeiros anos do ensino básico a dislexia é uma dificuldade de aprendizagem da leitura da escrita. É fundamental que o professor conheça as características e comportamentos que as crianças disléxicas apresentam, de modo a haver uma melhor intervenção em sala de aula. É importante também salientar que o professor não diagnostica a dislexia, no entanto é dos primeiros a poder perceber que as dificuldades apresentadas são maiores do que o esperado. A questão colocada de que forma professor identifica eventuais sinais de dislexia nos seus alunos e de que forma deve trabalhar no sentido de os ajudar a ultrapassar as suas dificuldades? De modo a responder a esta questão realizou-se um estudo empírico com aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas a uma população de professores do 1º ciclo, com um total de 37 respondentes. Os resultados obtidos apontam para que, o grupo de professores inquiridos apesar de algumas lacunas e distorções nas conceções dos professores sobre a dislexia, existem vários pontos de convergência com os discursos científicos e, sobretudo, uma sensibilidade em relação à temática, que não é consistente com as práticas educativas adotadas.pt_PT
dc.identifier.tid201906333pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/22845
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDislexiapt_PT
dc.subjectSinais de dislexiapt_PT
dc.subjectPapel do professorpt_PT
dc.titleO papel do professor na sinalização e acompanhamento de crianças com dislexiapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dora Rocha.pdf
Size:
1.84 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: