Publication
O papel do professor na sinalização e acompanhamento de crianças com dislexia
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Castro, Helena | |
dc.contributor.author | Dora, Rocha | |
dc.date.accessioned | 2018-05-10T17:15:51Z | |
dc.date.available | 2018-05-10T17:15:51Z | |
dc.date.issued | 2018-02-01 | |
dc.description.abstract | O presente Relatório Final tem como tema a dislexia e qual o papel do professor na sinalização e acompanhamento de crianças com dislexia. As competências da leitura e da escrita são consideradas pontos essenciais na sociedade atual. Sendo a leitura e a escrita um processo complexo, pois envolve descodificação e interpretação de símbolos, este é para a maioria das crianças um processo relativamente fácil, mas outras mostram grandes dificuldades em transformar os códigos escritos em código linguístico. Diagnosticada geralmente nos primeiros anos do ensino básico a dislexia é uma dificuldade de aprendizagem da leitura da escrita. É fundamental que o professor conheça as características e comportamentos que as crianças disléxicas apresentam, de modo a haver uma melhor intervenção em sala de aula. É importante também salientar que o professor não diagnostica a dislexia, no entanto é dos primeiros a poder perceber que as dificuldades apresentadas são maiores do que o esperado. A questão colocada de que forma professor identifica eventuais sinais de dislexia nos seus alunos e de que forma deve trabalhar no sentido de os ajudar a ultrapassar as suas dificuldades? De modo a responder a esta questão realizou-se um estudo empírico com aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas a uma população de professores do 1º ciclo, com um total de 37 respondentes. Os resultados obtidos apontam para que, o grupo de professores inquiridos apesar de algumas lacunas e distorções nas conceções dos professores sobre a dislexia, existem vários pontos de convergência com os discursos científicos e, sobretudo, uma sensibilidade em relação à temática, que não é consistente com as práticas educativas adotadas. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201906333 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/22845 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Dislexia | pt_PT |
dc.subject | Sinais de dislexia | pt_PT |
dc.subject | Papel do professor | pt_PT |
dc.title | O papel do professor na sinalização e acompanhamento de crianças com dislexia | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | closedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico | pt_PT |