Publication
Relação entre a associação de estudantes e a escola: estudo de caso
| dc.contributor.advisor | Santos, José Rebelo dos | |
| dc.contributor.author | Buinho, Élida Maria Ligorne Pereira Fernandes | |
| dc.date.accessioned | 2025-01-06T09:58:03Z | |
| dc.date.available | 2025-01-06T09:58:03Z | |
| dc.date.issued | 2024-12 | |
| dc.description.abstract | O presente relatório, apresenta e discute os resultados de um estudo de caso múltiplo de natureza qualitativa e quantitativa, realizado em dois Agrupamentos de escolas públicas do mesmo concelho e tem como título a “Relação entre a Associação de Estudantes e a Escola”. O objetivo geral do estudo foi identificar as dinâmicas entre a Associação de Estudantes (AE) e o Agrupamento. Como objetivos específicos pretendeu-se conhecer o nível de informação que as AE dispõem sobre as suas competências, direitos e deveres (Lei n.º 33/87, de 11 de julho); conhecer os seus objetivos e também conhecer a qualidade das relações entre a AE e a Direção do Agrupamento, evidenciando as suas potencialidades e fragilidades, e por fim, verificar a importância da entreajuda entre todos os elementos da comunidade escolar e a AE, na construção de uma escola mais justa, humana, dinâmica e democrática. O processo de recolha de dados realizou-se em três fases. Primeiramente foram realizadas entrevistas semiestruturadas aos elementos das Associações de Estudantes. Numa segunda fase foram aplicados inquéritos por questionário aos diretores de turma do ensino secundário. Por fim, procedeu-se à realização de um Focus Group aos elementos das Direções dos Agrupamentos. Com os dados recolhidos nas entrevistas semiestruturadas e no Focus Group, foi realizada uma análise de conteúdo. Em relação às informações recolhidas através dos questionários, foi feita uma análise de estatística descritiva (análise bivariada). Este estudo permitiu concluir que as dinâmicas estabelecidas pelas AE nos Agrupamentos em estudo passam, essencialmente, por realização de momentos de diversão e descontração. As AE revelam desconhecimento das suas competências, assim como, da legislação existente. Já as relações entre as AE e as Direções dos Agrupamentos são avaliadas, por ambas as partes, como sendo boas, verificando-se a existência de boa comunicação e entreajuda entre toda a comunidade educativa. | pt_PT |
| dc.description.abstract | This report presents and discusses the results of a multiple case study of both qualitative and quantitative nature, conducted in two public school clusters in the same municipality, focusing on the Student Association (SA). The general objective of the study was to identify the dynamics between the SA and the school cluster. The specific objectives were to understand the level of information that the SAs have about their competencies, rights, and duties (Law No. 33/87, of July 11); to know their objectives and also to understand the quality of the relationships between the SA and the school cluster's management, highlighting their strengths and weaknesses; and finally, to verify the importance of mutual support among all members of the school community and the SA in building a fairer, more humane, dynamic, and democratic school. The data collection process was carried out in three phases. First, semi-structured interviews were conducted with members of the Student Associations. In the second phase, questionnaires were administered to the class directors of high school education. Finally, a Focus Group was conducted with members of the school clusters' management. The data collected from the semi-structured interviews and the Focus Group were analyzed using a content analysis. Regarding the information collected through the questionnaires, a descriptive statistical analysis (bivariate analysis) was performed. This study concluded that the dynamics established by the SAs in the school clusters under study mainly involve moments of fun and relaxation. The SAs show a lack of knowledge about their competencies as well as the existing legislation. The relationships between the SAs and the school clusters' management are evaluated by both parties as good, with good communication and mutual support observed throughout the educational community | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 203797973 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/53449 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Associativismo | pt_PT |
| dc.subject | Motivação | pt_PT |
| dc.subject | Escola | pt_PT |
| dc.subject | Liderança | pt_PT |
| dc.subject | Associativism | pt_PT |
| dc.subject | Motivation | pt_PT |
| dc.subject | School | pt_PT |
| dc.subject | Lidership | pt_PT |
| dc.title | Relação entre a associação de estudantes e a escola: estudo de caso | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.grantor | Instituto Politécnico de Setúbal | |
| thesis.degree.name | Mestrado em Gestão e Administração Escolar | pt_PT |
