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Advisor(s)
Abstract(s)
As instituições de saúde, em especial, os hospitais, são organizações complexas e em
constante mudança, o que requer dos seus líderes a capacidade de conseguir criar um
ambiente de confiança para que se obtenha melhor desempenho, colaboração e satisfação
dos seus colaboradores.
Este trabalho foi realizado a partir de um estudo de caso, que envolveu os profissionais de
saúde de um hospital, e teve como principal objectivo verificar se o tipo de liderança da
chefia pode ser um dos determinantes da satisfação profissional dos seus colaboradores. Na
recolha de dados foi utilizado um questionário de perguntas fechadas referente ao tema.
A análise dos resultados mostrou a existência de uma relação significativa entre o tipo de
liderança e a satisfação profissional, constatação evidenciada na revisão da literatura. Os
profissionais de saúde encontram-se globalmente satisfeitos com todos os tipos de
liderança da chefia, verificando-se uma associação mais forte para a liderança democrática,
com o qual revelaram um grau de satisfação claramente superior. Também, verificou-se
que a variável da remuneração tem uma associação estatisticamente significativa com o
grau de satisfação dos profissionais de saúde.
Esta investigação contribuiu para corroborar o que a literatura referencia sobre o tipo de
liderança da chefia ser um factor que está relacionado com o estado de satisfação no
trabalho.
Description
Keywords
Liderança Satisfação profissional Hospital Geral de Luanda
