Repository logo
 
Publication

A assembleia de turma como promotora de um ambiente propício às aprendizagens

dc.contributor.advisorPinto, Jorge
dc.contributor.authorPinho, Rita Inês Teixeira Ribeiro
dc.date.accessioned2021-04-06T09:58:25Z
dc.date.available2021-04-06T09:58:25Z
dc.date.issued2021-02
dc.description.abstractA presente investigação tem como principal foco de estudo perceber como as práticas pedagógicas dos professores podem promover ambientes agradáveis e estimulantes em sala de aula, que contribuam para que os alunos se sintam motivados a aprender. Pretende-se, portanto, perceber de que forma é que as Assembleias de Turma podem proporcionar um ambiente favorável às aprendizagens dos alunos. Do ponto de vista metodológico, o estudo é de natureza qualitativa e baseia-se na metodologia investigação sobre a prática. A recolha de dados foi feita através da observação, análise documental e inquérito por entrevista. Para a análise de dados recorreu-se sobretudo à análise de conteúdo. Os resultados obtidos, após a análise dos dados recolhidos, revelam uma melhoria significativa no comportamento e aproveitamento dos alunos, bem como uma apropriação do método de trabalho cooperativo, tanto para a resolução de conflitos como para o processo de ensino-aprendizagem, o que sugere que as Assembleias de Turma podem assumir-se como uma estratégia que proporciona um ambiente favorável às aprendizagens dos alunos.pt_PT
dc.description.abstractThe present research has as main focus of study to realize if the pedagogical practice of the teachers promotes pleasant and stimulating environments in the classroom, which contribute for the students to feel motivated to learn and an integral part of the context they integrate. In this way, we intend to understand how Class Assemblies can provide a favorable environment for students' learning. From a methodological point of view, the study is of a qualitative nature and is based on research methodology about the practice. Data collection was carried out through observation, document analysis and an interview survey. Photographs, videos, audio recordings and field notes were used for the collection of this information. The results obtained, after analyzing the collected data, reveal a significant improvement in the students' behavior and performance, as well as an appropriation of the cooperative working method, both for conflict resolution and for the teaching-learning process, which suggests that Class Assemblies can be seen as a strategy that provides an environment conducive to students' learning.pt_PT
dc.identifier.tid203251059
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/36112
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAssembleias de turmapt_PT
dc.subjectAmbientes propícios à aprendizagempt_PT
dc.subjectCooperarpt_PT
dc.subjectResolução de conflitospt_PT
dc.subjectClass assembliespt_PT
dc.subjectEnvironments conducive to learning;pt_PT
dc.subjectCooperatept_PT
dc.subjectConflict resolutionpt_PT
dc.titleA assembleia de turma como promotora de um ambiente propício às aprendizagenspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A Assembleia de Turma como promotora de um ambiente propício às aprendizagens - Rita Pinho.pdf
Size:
1.86 MB
Format:
Adobe Portable Document Format