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Authors
Abstract(s)
O presente trabalho teve como objetivo conceber, implementar e avaliar um projeto de
intervenção em educação para a saúde, no âmbito da literacia mediática, que integrasse
questões de género veiculadas pelos media e sua contribuição para a saúde. Para tal, foi
elaborado um questionário pré e pós-intervenção e um guião para análise dos media a
partir de dois modelos conceptuais. O primeiro no âmbito da literacia mediática e o segundo
relativo à desconstrução de estereótipos de género. A intervenção envolveu estudantes
do 3.o ano da licenciatura em Educação Básica de uma instituição pública de ensino
superior em Portugal. Contemplou um conjunto de seis sessões, em sala de aula, com
uma duração aproximada de 60 minutos cada, onde se pretendeu desenvolver competências
de literacia mediática e maior conscientização da igualdade de género, mediante
análise e reflexão crítica de mensagens de género veiculadas pelos media e seus efeitos
na saúde. Constatou-se que a compreensão e análise de conteúdos mediáticos à luz das
questões de género e sexualidade e seus efeitos na saúde aumentaram. Além disso, os
resultados apontam para a relevância da temática para a formação inicial de professores
e professoras participantes, facultando-lhe ferramentas úteis e imprescindíveis para compreender,
analisar, interpretar e avaliar as mensagens mediáticas que veiculam estereótipos
de género, valores dominantes e ideologias produzidas pelos media. Conclui-se ser
necessário investir na formação inicial docente de modo a possibilitar a implementação
futura de ações que promovam a literacia mediática e a igualdade de género.
Description
Keywords
Literacia Mediática Igualdade de Género Competências de Literacia Mediática