dc.contributor.author | Costa, Fátima Elisabete Vieira da | |
dc.date.accessioned | 2022-08-25T15:44:00Z | |
dc.date.available | 2022-08-25T15:44:00Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | Os avanços no domínio dos sistemas tecnológicos estabeleceram novos paradigmas na área do ensino e da formação, possibilitando a configuração de ambientes virtuais de aprendizagem, com funcionalidades de integração pedagógica, permanentemente acessíveis a todos os participantes no processo de ensino e aprendizagem. Esta investigação tem como objeto de estudo a avaliação da aprendizagem no Ensino a Distância, constituindo-se o objetivo geral, em propor contributos para otimizar as práticas de avaliação da aprendizagem do Ensino a Distância no Exército Português. A variante do método científico empregue foi o raciocínio indutivo, assente numa estratégia qualitativa e num desenho de pesquisa de estudo de caso. Participaram neste estudo a Marinha, a Força Aérea, o Exército Brasileiro, o Ejército de Tierra espanhol, a TecMinho e o Instituto de Emprego e Formação Profissional. Da análise realizada, identificou-se que há uma insuficiência de práticas de avaliação da aprendizagem online no Exército português. Concluiu-se que é possível otimizar essas práticas através de três melhorias, que traduzidas em propostas resultam, em ministrar o curso de e-formador a todos os intervenientes nas atividades de Ensino a Distância, adquirir novas ferramentas associadas ao MOODLE e adotar um modelo de avaliação da aprendizagem no Ensino a Distância. | pt_PT |
dc.description.abstract | The technological advances have established new paradigms regarding education and training, enabling the existence of virtual learning environments, with pedagogical integration functionalities, permanently accessible to all participants in the teaching and learning process. This research intends to evaluate the possible optimization of the learning assessment practices of Distance Learning and Training in the Portuguese Army. The scientific method employed in this research is the inductive reasoning, based on a qualitative strategy and a case study research design. The Portuguese Navy, Portuguese Air Force, Brazilian Army, the Spanish Army, TecMinho and the Portuguese Institute of Employment and Professional Training participated in this study. From the analysis carried out, it was identified that there is a lack of online learning assessment practices in the Portuguese Army.It was concluded that it is possible to optimise the online learning evaluation practices in the Portuguese Army through three improvements, which were translated into proposals that are to provide the e-training course to all human resources engaged in Distance Learning and Training activities, to acquire new tools associated to MOODLE and to adopt a model of learning evaluation in Distance Learning and Training. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/41666 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | IUM | pt_PT |
dc.subject | Processo de aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Práticas de avaliação | pt_PT |
dc.subject | Ensino a distância | pt_PT |
dc.subject | Exército Português | pt_PT |
dc.subject | Learning process | pt_PT |
dc.subject | Assessment practices | pt_PT |
dc.subject | Distance learning | pt_PT |
dc.subject | Portuguese Army | pt_PT |
dc.title | Processo de aprendizagem do ensino a distância no Exército Português | pt_PT |
dc.type | other | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | other | pt_PT |