Repository logo
 
Publication

Applicability of artificial intelligence in e-commerce fashion platforms

dc.contributor.advisorLima, Edirlei Soares de
dc.contributor.advisorFernandes, Clara
dc.contributor.authorVitorino, Luísa Duarte Alcobia
dc.date.accessioned2022-01-11T14:32:12Z
dc.date.available2022-01-11T14:32:12Z
dc.date.issued2021-12
dc.description.abstractA inovação tecnológica e a democratização da inteligência artificial (IA) têm vindo a alavancar o potencial de sucesso em todas as áreas que conhecemos hoje, com expectativas do que ainda está para vir. A presente dissertação propõe uma análise das aplicações da IA na indústria da moda, particularmente nas plataformas de marcas de moda do comércio eletrónico, e de que forma está a ter impacto na esfera pessoal do consumidor, particularmente no processo de tomada de decisão dos consumidores da Geração Z. O âmbito da IA tem vindo a evoluir de tal forma que permitiu às empresas não só melhorar a sua oferta e a procura dos clientes, como também proporcionar uma experiência de compra que vai para além da “seleção e compra” mecânica: os pontos de contacto impulsionados pela IA influenciam e enriquecem cada fase do processo de tomada de decisão, seja de forma mais positiva ou negativa. Em última análise, esta dissertação pretende proporcionar ao leitor um melhor conhecimento sobre a IA e o comércio eletrónico de moda, bem como delinear o seu impacto no comportamento online do consumidor.pt_PT
dc.description.abstractTechnological innovation and democratization of artificial intelligence (AI) have been leveraging the potential success in every field we know today, while more is yet to come. The following dissertation proposes an analysis of AI achievements within the fashion industry, particularly in e-commerce fashion brand platforms, and how it is impacting the consumer personal sphere, particularly the decision-making process of Gen-Z consumers. The field of AI has been evolving in such a way that allows companies to not only improve their supply and customer demand, but also provide a shopping experience that goes beyond the mechanical “select and buy“: AI-driven touchpoints influence and enrich each stage of the decision-making process, whether more positively or negatively. Ultimately, this dissertation intends to provide the reader a better knowledge of AI and fashion e-commerce joining applications, and to delineate its impact on the online customer journey.pt_PT
dc.identifier.tid202855635pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/38779
dc.language.isoengpt_PT
dc.subjectInteligência artificialpt_PT
dc.subjectComércio eletrónicopt_PT
dc.subjectPlataformas digitais de modapt_PT
dc.subjectComportamento do consumidorpt_PT
dc.titleApplicability of artificial intelligence in e-commerce fashion platformspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto de Arte, Design e Empresa - Universitário
thesis.degree.nameDesign e Publicidadept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação Mestrado LV.pdf
Size:
25.39 MB
Format:
Adobe Portable Document Format