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A comunicação da responsabilidade social empresarial via Facebook por empresas aderentes ao GRACE

dc.contributor.advisorFernandes, Joana Lobo de Mesquita Simões Pires, 1971-
dc.contributor.authorOliveira, Maria Silvina de Almeida
dc.date.accessioned2022-01-28T11:20:04Z
dc.date.available2022-01-28T11:20:04Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractA forma como as empresas interagem com seus públicos está relacionada com os vários processos de comunicação organizacional. A comunicação da responsabilidade social é um elemento fundamental na construção da reputação de uma empresa e constrói-se a partir da apresentação e do conteúdo da comunicação para os seus stakeholders (Van Riel & Fombrun, 2007). O objetivo principal deste estudo foi analisar como é que as empresas membros do GRACE, que promovem a reflexão em torno da RS e que se assumem socialmente responsáveis utilizam a rede social Facebook para comunicar a sua atividade nesse âmbito e qual o tipo de interação e diálogo que estimulam nesse espaço. O estudo foi feito com base na análise de conteúdo das páginas de Facebook das empresas associadas do GRACE. O GRACE é um grupo de reflexão de RSE e as empresas que aderem voluntariamente ao Grupo estão publicamente envolvidas na afirmação da RSE, o que vai ao encontro do tema em estudo. Na revisão da literatura procede-se a uma breve análise da evolução histórica dos conceitos e práticas da responsabilidade social, que permitem identificar e definir os principais conceitos e princípios teóricos associados à investigação sobre responsabilidade social e comunicação nas redes sociais. Estas podem ser consideradas como instrumento da comunicação da atividade de RSE, para fomentar e fortalecer o diálogo entre as empresas e os stakeholders. O estudo procede a uma análise às páginas de Facebook das empresas, a fim de caracterizar a intensidade, a regularidade, os conteúdos, se há ou não interação e quais temas privilegiados nessa comunicação via Facebook. Procede-se a uma apresentação dos dados recolhidos e respetiva análise ao conteúdo. Os principais resultados apontam para o facto das empresas estudadas, apesar de terem uma presença no Facebook, têm um nível de atividade muito baixo relativamente a questões de RSE. O conteúdo das mensagens está orientado para os negócios, ou seja, a sua estratégia de conteúdo está direcionada para o aspeto comercial.pt_PT
dc.identifier.tid202909239pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/39062
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectComunicação da Responsabilidade Socialpt_PT
dc.subjectRedes Sociaispt_PT
dc.subjectFacebookpt_PT
dc.subjectCompromisso com a Responsabilidade Socialpt_PT
dc.titleA comunicação da responsabilidade social empresarial via Facebook por empresas aderentes ao GRACEpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketing e Comunicaçãopt_PT

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