Repository logo
 
Publication

Aplicação de metodologias e principios de HCI para melhorar a experiência de ir às compras ao supermercado

dc.contributor.advisorTeixeira, Ana Rita, 1981-
dc.contributor.authorPereira, Sandra Joana Moreira Couto de Almeida
dc.date.accessioned2016-03-08T12:11:26Z
dc.date.available2016-03-08T12:11:26Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractEste projeto consistiu na elaboração de todo o processo de design centrado no utilizador, de forma a obter um protótipo de alta fidelidade de uma aplicação móvel que permita ao utilizador planear a sua sessão de compras, assim como conhecer qual o melhor caminho a seguir dentro do supermercado de forma a corresponder ao tipo de sessão de compras que pretende fazer. Basicamente, uma aplicação que melhore toda a experiência de compras, desde o seu planeamento até ao final da sua realização. O presente relatório reflete todos os momentos do projeto. Começou por se fazer uma pesquisa das aplicações cujo objetivo possa estar relacionado com o projeto, da forma como as técnicas de marketing influenciam a experiência de ir às compras e das mais recentes tecnologias de localização que podem vir a ser utilizadas, caso a aplicação chegue a fase de desenvolvimento. Desta pesquisa, resultou o enquadramento com que o relatório começa. Definiram-se, então, os objetivos, o entry focus e o resultado esperado. De seguida passou-se à fase de investigação, com entrevistas, entrevistas contextuais, shadowing e definição de experiências paralelas. Foram recolhidos vários insights que permitiram passar à fase de sintetização. Nesta fase, construiram-se as personas, definiram-se os point of view e as design directives. Com base nas fases anteriores, passou-se à fase da ideação, começando com um brainstorming, definição das funcionalidades principais e criação de storyboards. Criou-se, então, um protótipo de baixa fidelidade, o qual foi validado em sessões de think aloud. Depois de validado e de feitos os devidos ajustes, procedeu-se à elaboração do protótipo de alta fidelidade, que se encontra descrito em pormenor neste relatório, assim como o modelo de interação e a arquitetura de informação. Finalmente, validou-se o protótipo de alta fidelidade em sessões de think aloud, das quais resultaram algumas considerações acerca do que deve ser melhorado.pt_PT
dc.identifier.tid201335573
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/11903
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDesign Multimédiapt_PT
dc.titleAplicação de metodologias e principios de HCI para melhorar a experiência de ir às compras ao supermercadopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Interação Humano-Computador (HCI: Human-Computer Interaction)

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
SANDRA_PEREIRA.pdf
Size:
8.82 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: