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Abstract(s)
O presente relatório apresenta a descrição e reflexão do percurso traçado e experienciado numa sala de Jardim de Infância da rede pública da cidade de Portalegre, sob um trajeto de investigação-ação.
Intitulado “Avaliação das aprendizagens: O Sistema de Acompanhamento das Crianças no contexto Pré-Escolar”, este estudo procura compreender e refletir a prática de avaliação feita pelas educadoras de infância com crianças em idade pré-escolar, bem como os seus contributos para as aprendizagens das crianças, a partir dos resultados obtidos com a aplicação do Sistema de Acompanhamento das Crianças no Pré-escolar – SAC.
O SAC deve ser visto como uma prática alternativa de avaliação das aprendizagens das crianças, que contribui para uma melhor focalização no desenvolvimento e aprendizagens das mesmas, e que releva a participação das crianças na avaliação das suas próprias competências. Também dá ênfase aos níveis de bem-estar emocional e de implicação, que muitas vezes são esquecidos como o ponto forte do envolvimento da criança com os outros.
O percurso vivido, nomeadamente pela utilização prática da investigação-ação, caraterizou-se por momentos únicos de discussão, interpretação e análise de dados emergentes, que não só enquadraram o planeamento e o desenvolvimento de ação pedagógica, como também relevaram a necessidade futura de adotar uma postura profissional reflexiva e crítica, alicerçada na busca permanente de investigar o quotidiano educativo-pedagógico.
Description
Keywords
Educação pré-escolar Aprendizagem Avaliação Sistema de acompanhamento das crianças (SAC)