Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Perante o crescimento de ocorrências de fraude no panorama empresarial português, torna-se necessário conhecer as possíveis situações de fraude, os riscos e as consequências que delas podem advir para a Hotelaria, quer em danos patrimoniais, quer reputacionais, bem como, a forma como devem ser mitigadas, incluindo os mecanismos e ferramentas de prevenção, da deteção e remediação fraude.
As próprias especificidades do negócio Hoteleiro potenciam o acesso a um conjunto de bens muito diversificado e de elevado valor, nem sempre de fácil controlo, ao que ainda acresce uma grande rotatividade de mão de obra, nem que seja pelos próprios turnos. Assim, e perante um clima propício à fraude ocupacional, revelou-se pertinente o desenvolvimento do presente estudo, o qual teve como suporte o inquérito por questionário adaptado do S.C.O.R.E. Model (Stimulus, Capability, Opportunity, Rationalization e Ego).
O processo de recolha de informação foi realizado via internet, com questionário construído para o efeito, tendo sido recolhidas e validadas 77 respostas de funcionários da Hotelaria.
Dos resultados obtidos é possível aferir o potencial existente de fraude ocupacional em Hotelaria e a pertinência do desenvolvimento de uma política e procedimentos antifraude, a qual deve ser comunicada a todos os colaboradores.
Description
Keywords
Risco de Fraude Fraude Ocupacional Controlo da Fraude Deteção da Fraude e Prevenção da Fraude