Browsing by Issue Date, starting with "2021-03-15"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Cardiac arrhythmias in patients presenting with COVID-19 treated in Portuguese hospitals: A national registry from the Portuguese Association of Arrhythmology, Pacing and ElectrophysiologyPublication . Mesquita, Dinis; Carmo, Pedro; Cabanelas, Nuno; Santos, Nuno; Martins, Vítor; Sanfins, Victor; Costa, Helena Cristina; Fontes, José Paulo; Fonseca, Paulo; Parreira, LeonorIntroduction and objectives: In December 2019, SARS-CoV-2, was discovered as the agent of COVID-19 disease. Cardiac arrhythmias have been reported as frequent but their incidence is unknown. The aim of this research was to assess the real incidence of cardiac arrhythmias among COVID-19 patients admitted to Portuguese hospitals and to understand the underlying prognostic implications. Methods: The Portuguese Association of Arrhythmology, Pacing and Electrophysiology (APAPE) conducted a survey in Portuguese hospitals to assess the occurrence of arrhythmias in COVID-19 patients, their clinical characteristics, the use of experimental therapies and the impact on QT interval.
- Effect of education on cognitive performance in patients with mild cognitive impairmentPublication . Godinho, Filipe; Maruta, Carolina; Borbinha, Cláudia; Martins, Isabel PavãoThis study aims to investigate if education (as a cognitive reserve proxy) modifies the profile of cognitive performance. We hypothesize that participants with higher education can remain functional (due to a better executive performance), despite a more severe memory impairment, compared with lower education individuals. One hundred and sixty-six mild cognitive impairment (MCI) individuals with at least one comprehensive neuropsychological evaluation were included in a retrospective, cross-sectional study and divided into two groups (Low Education—LE [1–4 years] and Medium-to-High Education—MHE [> 4 years]). A total of 22 neuropsychological measures were analyzed. Age-adjusted results were subject to simple regression analyses to determine the variance explained by education. Average scores and proportions of low performances were subject to group comparison. The results showed similar cognitive decline patterns between individuals with LE and MHE, with no significant difference in each cognitive domain. However, MHE revealed a steeper decline in certain cognitive domains, such as sustained attention and episodic memory, compared with the LE. Moreover, MHE showed a trend to higher proportion of tests affected when compared to LE. These suggest that individuals with higher education may remain in a MCI stage despite a more widespread cognitive impairment, reflecting a higher cognitive reserve.
- A composição corporal de alunos do 2º e 3º ciclo e a sua relação com a aptidão física aeróbiaPublication . Almeida, Sérgio; Soares, DeniseA obesidade é um problema de saúde pública bem como uma doença crónica, sendo definida como uma patologia em que o excesso de gordura corporal acumulada pode afetar a saúde. Este projeto científico teve como objetivo relacionar a aptidão física e composição corporal dos alunos do 2º e 3ºciclos de escolaridade do Agrupamento de Escolas Fragata do Tejo. Para tal foi realizada uma avaliação da composição corporal e da aptidão aeróbia de 497 alunos (285 do género masculino com uma média de 1,54 metros de altura, 47,36 Kg de peso e 12,50 anos de idade e 212 do género feminino com uam média de 1,53 metros de altura, 48,75 Kg de peso e 12,35 anos de idade). Os dados foram recolhidos durante o 1º período através da bateria de testes do FITescola, tendo sido utilizados o Teste do Índice de Massa Corporal (IMC) e o Teste do Vaivém. Desta forma pretendeu-se correlacionar o perfil do teste com a composição corporal do aluno. Os resultados mostram que, tanto os rapazes como as raparigas com melhores índices de IMC, obtêm melhores resultados no Teste do Vaivém.
- A sustentabilidade no mercado de vestuário: a visão da Geração MillennialPublication . Sousa, Ana Filipa Santos; Leal, Maria do CarmoAs novas gerações de consumidores estão, mais do que nunca, atentos a questões relacionadas com os aspetos da sustentabilidade e ética no consumo de bens. A este nível pretende-se identificar, para a geração Millennial, que conceitos da dimensão sustentabilidade (social, ambiental e económica), estão associados a uma maior sensibilização, por parte destes, bem como entender o que mais valorizam e acham relevante na comunicação online sobre as práticas de sustentabilidade das marcas de vestuário, quando desejam adquirir uma peça no contexto online. Com recurso à teoria do Triple Bottom Line e, a partir da adaptação do questionário de Balderjahn, Buerke, AKirchgeorg, Peyer, Seegebarth, e Wiedmann de um estudo realizado em 2013, acerca da consciência para o consumo sustentável, também baseado na mesma, foi realizada uma investigação de natureza quantitativa com recurso a utilização de questionários, com o principal objetivo de perceber e relacionar o entendimento da geração Millennial, no que concerne a comunicação online sobre práticas sustentáveis das marcas na indústria de vestuário. O questionário foi aplicado a uma amostra de 235 indivíduos, e foi conduzida uma análise descritiva dos dados recolhidos, recorrendo a figuras e tabelas construídas a partir dos mesmos. Foram formuladas três research questions, considerando as dimensões social, económica e ambiental, integradas no conceito de sustentabilidade, bem como a vertente relativa à comunicação das marcas de vestuário online. Foi possível apurar que, a dimensão do conceito de sustentabilidade que gera mais preocupação, à geração estudada, é a social, e que este facto não se altera consoante o nível de habilitações ou idade dos inquiridos. Ao nível da comunicação online das marcas de vestuário, verifica-se uma elevada inquietação e sensibilização para as questões éticas e de cariz social, aquando do seu fabrico/produção, como utilização de trabalho infantil, comportamentos abusivos relativos aos trabalhadores e salários que não sustentam a sobrevivência dos indivíduos.
- A Fraude Ocupacional e a importância dos mecanismos de prevenção, deteção e controlo na HotelariaPublication . Lopes Cardoso, Andrea Patrícia; Varela, MiguelPerante o crescimento de ocorrências de fraude no panorama empresarial português, torna-se necessário conhecer as possíveis situações de fraude, os riscos e as consequências que delas podem advir para a Hotelaria, quer em danos patrimoniais, quer reputacionais, bem como, a forma como devem ser mitigadas, incluindo os mecanismos e ferramentas de prevenção, da deteção e remediação fraude. As próprias especificidades do negócio Hoteleiro potenciam o acesso a um conjunto de bens muito diversificado e de elevado valor, nem sempre de fácil controlo, ao que ainda acresce uma grande rotatividade de mão de obra, nem que seja pelos próprios turnos. Assim, e perante um clima propício à fraude ocupacional, revelou-se pertinente o desenvolvimento do presente estudo, o qual teve como suporte o inquérito por questionário adaptado do S.C.O.R.E. Model (Stimulus, Capability, Opportunity, Rationalization e Ego). O processo de recolha de informação foi realizado via internet, com questionário construído para o efeito, tendo sido recolhidas e validadas 77 respostas de funcionários da Hotelaria. Dos resultados obtidos é possível aferir o potencial existente de fraude ocupacional em Hotelaria e a pertinência do desenvolvimento de uma política e procedimentos antifraude, a qual deve ser comunicada a todos os colaboradores.