Repository logo
 
Publication

Gestão democrática

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorSimões, Jorge
dc.contributor.authorPereira, Jacyara Carvalho
dc.date.accessioned2022-02-07T12:00:42Z
dc.date.available2022-02-07T12:00:42Z
dc.date.issued2019-12
dc.date.submitted2019-12
dc.description.abstractEsta pesquisa aborda a temática Gestão Democrática: Reflexão da prática dos gestores de uma escola Municipal de Presidente Juscelino/MA. Tem por objetivo geral analisar a atuação dos gestores de uma escola da rede municipal de Presidente Juscelino- MA, de forma crítico-reflexiva no âmbito educacional, numa perspectiva de gestão democrática, bem como pretende compreender a gestão escolar através de uma abordagem histórica contextualizada; verificar qual o papel do diretor como gestor pedagógico, administrativo e seus resultados; analisar as práticas representativas da gestão democrática, buscando ampliar os espaços de discussão e decisão no âmbito escolar e traçar o perfil dos gestores da rede municipal de ensino de Presidente Juscelino, frente os desafios da Gestão Democrática. Partindo desse contexto, por se tratar de uma investigaçao empírica, buscam-se bases teóricas que fundamentem o objeto de estudo para evidenciar o exercício da Gestão Democrática; optou-se por uma pesquisa documental, bibliográfica e exploratória de natureza primeiramente de caráter quantitativo, quando se utilizou como instrumentos de pesquisa questionários; a segunda etapa, de caráter qualitativo, constou de entrevistas dirigidas com perguntas previamente definidas, para apurar de forma mais detalhada sobre a gestão escolar democrática em estudo de nível descritivo, para melhor compreensão e explicação dos fenômenos estudados. Assim, busca-se por meio de estudo de caso compreender os entraves existentes que dificultam o exercício da gestão democrática tomando- se como base teórica autores que versam sobre o assunto, como: Luck, Paro, Chiavenato, Libâneo, Saviani, Dourado e Sousa. A proposta principal desta dissertação é contribuir na construção e reconstrução da estrutura organizacional das escolas públicas em vários aspectos, desde a participação da comunidade escolar na seleção e eleição para escolha dos gestores; criação de colegiado/conselho escolar que tenha tanto autoridade deliberativa como poder decisório garantindo sua autonomia.pt_PT
dc.identifier.tid202926966
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/39216
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEscola públicapt_PT
dc.subjectGestãopt_PT
dc.subjectGestão Democráticapt_PT
dc.subjectParticipaçãopt_PT
dc.titleGestão democráticapt_PT
dc.title.alternativereflexão da prática dos gestores de uma escola municipal de presidente Juscelino-MApt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Tomar
thesis.degree.nameMestrado em Gestão da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DISSERTAÇÃO- JACYARA CORRIGIDO.pdf
Size:
1.11 MB
Format:
Adobe Portable Document Format