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Abstract(s)
Esta pesquisa aborda a temática Gestão Democrática: Reflexão da prática dos gestores de uma
escola Municipal de Presidente Juscelino/MA. Tem por objetivo geral analisar a atuação dos
gestores de uma escola da rede municipal de Presidente Juscelino- MA, de forma crítico-reflexiva
no âmbito educacional, numa perspectiva de gestão democrática, bem como pretende compreender
a gestão escolar através de uma abordagem histórica contextualizada; verificar qual o papel do
diretor como gestor pedagógico, administrativo e seus resultados; analisar as práticas
representativas da gestão democrática, buscando ampliar os espaços de discussão e decisão no
âmbito escolar e traçar o perfil dos gestores da rede municipal de ensino de Presidente Juscelino,
frente os desafios da Gestão Democrática. Partindo desse contexto, por se tratar de uma
investigaçao empírica, buscam-se bases teóricas que fundamentem o objeto de estudo para
evidenciar o exercício da Gestão Democrática; optou-se por uma pesquisa documental,
bibliográfica e exploratória de natureza primeiramente de caráter quantitativo, quando se utilizou
como instrumentos de pesquisa questionários; a segunda etapa, de caráter qualitativo, constou de
entrevistas dirigidas com perguntas previamente definidas, para apurar de forma mais detalhada
sobre a gestão escolar democrática em estudo de nível descritivo, para melhor compreensão e
explicação dos fenômenos estudados. Assim, busca-se por meio de estudo de caso compreender
os entraves existentes que dificultam o exercício da gestão democrática tomando- se como base
teórica autores que versam sobre o assunto, como: Luck, Paro, Chiavenato, Libâneo, Saviani,
Dourado e Sousa. A proposta principal desta dissertação é contribuir na construção e reconstrução
da estrutura organizacional das escolas públicas em vários aspectos, desde a participação da
comunidade escolar na seleção e eleição para escolha dos gestores; criação de colegiado/conselho
escolar que tenha tanto autoridade deliberativa como poder decisório garantindo sua autonomia.
Description
Keywords
Escola pública Gestão Gestão Democrática Participação