Repository logo
 
Publication

Qual o papel dos artefactos digitais no ensino e na aprendizagem de matemática?

dc.contributor.authorCosta, C.
dc.contributor.authorCabrita, Isabel
dc.contributor.authorM. L. Martins, Fernando
dc.contributor.authorOliveira, Rui
dc.contributor.authorBernardino Lopes, J.
dc.date.accessioned2023-09-29T15:32:50Z
dc.date.available2023-09-29T15:32:50Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractEste painel teve como ponto de partida a pergunta: Qual o papel dos artefactos digitais no ensino e na aprendizagem de matemática? O painel teve uma parte inicial com intervenções dos membros do painel e uma segunda parte com debate alargado aos participantes do encontro. Das intervenções destaca-se a tónica nas perspetivas: 1 - Níveis de adoção de artefactos, o seu uso como ferramentas e orquestração instrumental (por que se entende necessária uma seleção criteriosa dos artefactos, contexto educativo para uso de artefactos como ferramentas epistémicas, características de uma orquestração instrumental eficaz); 2 -Olhares dos professores sobre o uso de artefactos no ensino e aprendizagem de matemática no ensino básico e secundário (a importância dos roteiros para uso eficaz dos artefactos) 3 - Aprendizagem ativa de matemática mediada por tecnologias em contextos exploratórios (contextualização, abordagem exploratória, estratégias didáticas inovadoras, as tecnologias na aprendizagem ativa de matemática, perspetivas); 4 - Integração da tecnologia na formação inicial de professores (integração da tecnologia para a aprendizagem de conceitos matemáticos, modelo de prática pedagógica (MPP) da Escola Superior de Educação de Coimbra). O debate mostrou que há diferentes abordagens teóricas para integrar a tecnologia na educação matemática. Mais importante, mostrou que há formas eficazes de integrar a tecnologia na aprendizagem de matemática.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/46900
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUA editorapt_PT
dc.subjecteducação em matemática; roteirospt_PT
dc.subjectferramenta epistémicapt_PT
dc.subjectorquestração instrumentalpt_PT
dc.subjectabordagem exploratóriapt_PT
dc.subjectformação inicial de professores.pt_PT
dc.titleQual o papel dos artefactos digitais no ensino e na aprendizagem de matemática?pt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAveiropt_PT
oaire.citation.endPage44pt_PT
oaire.citation.startPage29pt_PT
oaire.citation.titleMatemática com vidapt_PT
person.familyNameCosta
person.familyNameMartins
person.familyNameLopes
person.givenNameMaria Cecília
person.givenNameFernando Manuel Lourenço
person.givenNameJ. Bernardino
person.identifier1997933
person.identifier0000000070715256
person.identifier.ciencia-idE116-E756-3152
person.identifier.ciencia-id8512-5BB4-6DFD
person.identifier.ciencia-id7210-4309-B234
person.identifier.orcid0000-0002-9962-562X
person.identifier.orcid0000-0002-1812-2300
person.identifier.orcid0000-0001-9961-1538
person.identifier.ridAAO-9450-2020
person.identifier.ridAAK-6934-2020
person.identifier.scopus-author-id7201473794
person.identifier.scopus-author-id57217191490
person.identifier.scopus-author-id55024749300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicatione3d35cbd-4778-4d1f-81f6-e6ee95b05bb6
relation.isAuthorOfPublication805fc13a-0e76-4f11-9d4c-0dc177f8145c
relation.isAuthorOfPublicationb766cf5a-ae60-4e24-bcd8-c2b1e095992d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb766cf5a-ae60-4e24-bcd8-c2b1e095992d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2021CostaCabritaMartinsOliveiraLopes_1 (1).pdf
Size:
563.25 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: