Publication
Qual o papel dos artefactos digitais no ensino e na aprendizagem de matemática?
dc.contributor.author | Costa, C. | |
dc.contributor.author | Cabrita, Isabel | |
dc.contributor.author | M. L. Martins, Fernando | |
dc.contributor.author | Oliveira, Rui | |
dc.contributor.author | Bernardino Lopes, J. | |
dc.date.accessioned | 2023-09-29T15:32:50Z | |
dc.date.available | 2023-09-29T15:32:50Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.description.abstract | Este painel teve como ponto de partida a pergunta: Qual o papel dos artefactos digitais no ensino e na aprendizagem de matemática? O painel teve uma parte inicial com intervenções dos membros do painel e uma segunda parte com debate alargado aos participantes do encontro. Das intervenções destaca-se a tónica nas perspetivas: 1 - Níveis de adoção de artefactos, o seu uso como ferramentas e orquestração instrumental (por que se entende necessária uma seleção criteriosa dos artefactos, contexto educativo para uso de artefactos como ferramentas epistémicas, características de uma orquestração instrumental eficaz); 2 -Olhares dos professores sobre o uso de artefactos no ensino e aprendizagem de matemática no ensino básico e secundário (a importância dos roteiros para uso eficaz dos artefactos) 3 - Aprendizagem ativa de matemática mediada por tecnologias em contextos exploratórios (contextualização, abordagem exploratória, estratégias didáticas inovadoras, as tecnologias na aprendizagem ativa de matemática, perspetivas); 4 - Integração da tecnologia na formação inicial de professores (integração da tecnologia para a aprendizagem de conceitos matemáticos, modelo de prática pedagógica (MPP) da Escola Superior de Educação de Coimbra). O debate mostrou que há diferentes abordagens teóricas para integrar a tecnologia na educação matemática. Mais importante, mostrou que há formas eficazes de integrar a tecnologia na aprendizagem de matemática. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/46900 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | UA editora | pt_PT |
dc.subject | educação em matemática; roteiros | pt_PT |
dc.subject | ferramenta epistémica | pt_PT |
dc.subject | orquestração instrumental | pt_PT |
dc.subject | abordagem exploratória | pt_PT |
dc.subject | formação inicial de professores. | pt_PT |
dc.title | Qual o papel dos artefactos digitais no ensino e na aprendizagem de matemática? | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Aveiro | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 44 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 29 | pt_PT |
oaire.citation.title | Matemática com vida | pt_PT |
person.familyName | Costa | |
person.familyName | Martins | |
person.familyName | Lopes | |
person.givenName | Maria Cecília | |
person.givenName | Fernando Manuel Lourenço | |
person.givenName | J. Bernardino | |
person.identifier | 1997933 | |
person.identifier | 0000000070715256 | |
person.identifier.ciencia-id | E116-E756-3152 | |
person.identifier.ciencia-id | 8512-5BB4-6DFD | |
person.identifier.ciencia-id | 7210-4309-B234 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9962-562X | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1812-2300 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9961-1538 | |
person.identifier.rid | AAO-9450-2020 | |
person.identifier.rid | AAK-6934-2020 | |
person.identifier.scopus-author-id | 7201473794 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57217191490 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55024749300 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | e3d35cbd-4778-4d1f-81f6-e6ee95b05bb6 | |
relation.isAuthorOfPublication | 805fc13a-0e76-4f11-9d4c-0dc177f8145c | |
relation.isAuthorOfPublication | b766cf5a-ae60-4e24-bcd8-c2b1e095992d | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | b766cf5a-ae60-4e24-bcd8-c2b1e095992d |