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A reorganização dos serviços educativos provenientes da delegação de competências no município de Seia

dc.contributor.advisorLira, Miguel Maria Carvalho
dc.contributor.authorGarcia, Ricardo Manuel Fernandes
dc.date.accessioned2022-01-07T13:36:14Z
dc.date.available2022-01-07T13:36:14Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractO ato da realização do relatório de estágio foi concretizado no âmbito do mestrado de Gestão de Recursos Humanos do Instituto do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra e teve como propósito principal, a reorganização dos serviços decorrentes da delegação de competências no município de Seia, na área da educação, toma como objeto empírico a abordagem qualitativa, organizando-se num estudo de caso institucional, em duas organizações (Município de Seia e um Agrupamento de Escolas) com metodologia dedutiva e indutiva e com técnicas de análise de conteúdo de entrevistas e de documentos face a eixos de análise e questões de investigação especificados e categorias e subcategorias construídas dedutiva e indutivamente. Os procedimentos metodológicos desta investigação, justificando a sua natureza qualitativa e a decisão de procedermos a um estudo de caso, bem como a fundamentação da metodologia utilizada: a) técnicas de investigação e instrumentos de recolha de dados; b) análise documental, apresentado um quadro dos documentos analisados, fontes dos mesmos e respetivos códigos de identificação; c) entrevista, em que expomos as vantagens e desvantagens na perspetiva de alguns investigadores, medidas orientadoras na sua realização e a escolha dos sujeitos a entrevistar. O Enquadramento metodológico irá se dividir em três etapas fundamentais: primeiro indicação da metodologia a implementar; segundo no estudo do caso e terceiro nas técnicas de investigação, ou seja, na recolha de dados. Esta última irá cingir-se fundamentalmente na análise documental; entrevistas e analise de conteúdo das entrevistas feitas. Os participantes das entrevistas foram selecionados em função dos seus cargos, da diversidade de funções exercidas e uma recolha de dados em diferentes perspetivas, para assim obtermos um conjunto de respostas que nos possibilitem concomitantemente conhecer o papel da Autarquia no âmbito da educação na sua operacionalização de competências e no lado das Escolas e Pessoal Não Docente se os procedimentos adotados geraram integração. Concluímos com isto que o Município de Seia exerce nas Escolas as suas competências formais, mas vai muito mais além disto respondendo às necessidades e solicitações que vão surgindo nunca deixando de dar resposta às dificuldades apresentadas, ou seja, reduzir assimetrias geográficas e desigualdades de oportunidades na concretização do serviço educativo no interior do país, reforçando por vezes a comunicação que já existia entre Município e Agrupamento de Escolas.pt_PT
dc.identifier.tid202842843pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/38703
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectReorganizaçãopt_PT
dc.subjectDescentralizaçãopt_PT
dc.subjectCompetênciaspt_PT
dc.subjectDelegaçãopt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectRecursos humanospt_PT
dc.subjectPessoal não docentept_PT
dc.subjectAgrupamento de escolaspt_PT
dc.titleA reorganização dos serviços educativos provenientes da delegação de competências no município de Seiapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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