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Abstract(s)
O ato da realização do relatório de estágio foi concretizado no âmbito do mestrado
de Gestão de Recursos Humanos do Instituto do Instituto Superior de Contabilidade e
Administração de Coimbra e teve como propósito principal, a reorganização dos serviços
decorrentes da delegação de competências no município de Seia, na área da educação,
toma como objeto empírico a abordagem qualitativa, organizando-se num estudo de caso
institucional, em duas organizações (Município de Seia e um Agrupamento de Escolas)
com metodologia dedutiva e indutiva e com técnicas de análise de conteúdo de entrevistas
e de documentos face a eixos de análise e questões de investigação especificados e
categorias e subcategorias construídas dedutiva e indutivamente.
Os procedimentos metodológicos desta investigação, justificando a sua natureza
qualitativa e a decisão de procedermos a um estudo de caso, bem como a fundamentação
da metodologia utilizada:
a) técnicas de investigação e instrumentos de recolha de dados;
b) análise documental, apresentado um quadro dos documentos analisados, fontes dos
mesmos e respetivos códigos de identificação;
c) entrevista, em que expomos as vantagens e desvantagens na perspetiva de alguns
investigadores, medidas orientadoras na sua realização e a escolha dos sujeitos a
entrevistar.
O Enquadramento metodológico irá se dividir em três etapas fundamentais:
primeiro indicação da metodologia a implementar; segundo no estudo do caso e terceiro
nas técnicas de investigação, ou seja, na recolha de dados. Esta última irá cingir-se
fundamentalmente na análise documental; entrevistas e analise de conteúdo das
entrevistas feitas.
Os participantes das entrevistas foram selecionados em função dos seus cargos,
da diversidade de funções exercidas e uma recolha de dados em diferentes perspetivas,
para assim obtermos um conjunto de respostas que nos possibilitem concomitantemente
conhecer o papel da Autarquia no âmbito da educação na sua operacionalização de
competências e no lado das Escolas e Pessoal Não Docente se os procedimentos adotados
geraram integração. Concluímos com isto que o Município de Seia exerce nas Escolas as suas
competências formais, mas vai muito mais além disto respondendo às necessidades e
solicitações que vão surgindo nunca deixando de dar resposta às dificuldades
apresentadas, ou seja, reduzir assimetrias geográficas e desigualdades de oportunidades
na concretização do serviço educativo no interior do país, reforçando por vezes a
comunicação que já existia entre Município e Agrupamento de Escolas.
Description
Keywords
Reorganização Descentralização Competências Delegação Educação Recursos humanos Pessoal não docente Agrupamento de escolas