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Performance e eficiĂȘncia: qual a influĂȘncia dos fatores ambientais e sociais?

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Esta dissertação tem como objetivo analisar os fatores que influenciam a performance e eficiĂȘncia das empresas, nomeadamente a influencia do fator social e ambiental. Para alcançar este objetivo foi analisada uma amostra de 16 empresas do PSI-20, durante o perĂ­odo de 2016 a 2020. Para testar as hipĂłteses formuladas de acordo com a revisĂŁo de literatura proposta, foi utilizada a metodologia de dados em painel, especificamente o mĂ©todo de estimação Generalized Method of Moments (GMM) system proposto por Arellano e Bond (1991) e aprimorado por Arellano e Bover (1995) e Blundell e Bond (1998), e o Value-Based DEA desenvolvido por Gouveia, Dias e Antunes (2008). Os resultados obtidos pelo modelo GMM mostram que o desempenho social apresenta uma relação negativa com a performance da empresa, sugerindo que tanto na Ăłtica do gestor, como na Ăłtica do acionista e na Ăłtica do stakeholder externo Ă  empresa e potenciais investidores o custo-benefĂ­cio dos gastos sociais ainda nĂŁo Ă© entendido como vantajoso para a performance da empresa. Em contrapartida, na Ăłtica de mercado, o desempenho ambiental influencia positivamente a performance da empresa, talvez por pressĂŁo da sociedade e da jĂĄ tradição de divulgação de matĂ©rias ambientais. Os resultados do Value-Based DEA reforçam que na Ăłtica do stakeholder externo Ă  empresa e potenciais investidores, as empresas nĂŁo eficientes devem aumentar o seu desempenho ambiental para se tornar eficientes, destacando o papel do desempenho ambiental na explicação da eficiĂȘncia. JĂĄ no que diz respeito ao desempenho social Ă© unĂąnime que este ainda nĂŁo Ă© visto como alavanca de eficiĂȘncia Esta dissertação apresenta duas grandes inovaçÔes, a primeira Ă© a utilização de uma metodologia que combina o Generalized Method of Moments (GMM) proposto por Arellano e Bond (1991), Arellano e Bover (1995) e Blundell e Bond (1998), com o Value-Based DEA desenvolvido por Gouveia, Dias e Antunes (2008), para medir o impacto ambiental e social na performance e eficiĂȘncia das empresas. A segunda inovação Ă© a construção da variĂĄvel de Desempenho Ambiental e da variĂĄvel de Desempenho Social recorrendo Ă  AnĂĄlise de Componentes Principais (PCA).

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Performance EficiĂȘncia Ambiental Social GMM system Value-based dea PSI-20

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