Repository logo
 
Publication

O impacto da inteligĂȘncia artificial (IA) na eficiĂȘncia da venda online de equipamentos de surf pela Grua Surf Shop

datacite.subject.fosCiĂȘncias Sociais::Economia e GestĂŁopt_PT
dc.contributor.advisorGuedes, Nuno
dc.contributor.authorTeixeira, Pedro Ricardo Castro Azevedo Campos
dc.date.accessioned2024-07-29T09:36:33Z
dc.date.available2024-07-29T09:36:33Z
dc.date.issued2024-07-11
dc.description.abstractO abandono do carrinho de compras online Ă© um desafio significativo enfrentado por lojas de e-commerce em diversos setores, incluindo o mercado de equipamentos de surf. Este projeto incide no caso de estudo da Grua Surf Shop, uma loja de equipamentos de surf com site de vendas online, cuja taxa de abandono de carrinho atinge 88,33%, ultrapassando a mĂ©dia do e-commerce que corresponde a 70%. Perspetiva-se identificar as razĂ”es do elevado Ă­ndice de abandono de carrinho na plataforma de e-commerce desta loja e explorar o potencial das soluçÔes de inteligĂȘncia artificial (IA) para otimizar a experiĂȘncia de compra online e a redução da taxa de abandono do carrinho. Utilizando uma metodologia de triangulação que combina mĂ©todos qualitativos e quantitativos, realizou-se um Focus Group, um questionĂĄrio online a consumidores de equipamentos de surf e entrevista (uma entrevista ao proprietĂĄrio da Grua Surf Shop e outra com um especialista em IA). Os resultados revelaram que as recomendaçÔes de produtos personalizadas e a integração de chatbots aumentam a satisfação dos utilizadores, podendo melhorar a taxa de conversĂŁo pela melhoria na experiĂȘncia de compra como um todo. Adicionalmente, o estudo demonstrou que uma experiĂȘncia de compra personalizada e um atendimento ao cliente eficiente sĂŁo cruciais para reduzir as taxas de abandono de carrinho. Constituem fatores essenciais a eficĂĄcia das recomendaçÔes de produtos com base em IA para aumentar as vendas, a importĂąncia da personalização na melhoria da fidelização dos clientes e o papel dos chatbots em fornecer um suporte ao cliente imediato e satisfatĂłrio. Apesar dos resultados promissores, foram reconhecidas limitaçÔes como a conveniĂȘncia da amostra e o foco geogrĂĄfico. O estudo conclui com recomendaçÔes prĂĄticas para que a Grua Surf Shop implemente soluçÔes de IA para melhorar a sua plataforma de e-commerce, potenciando a redução do abandono de carrinho e aumentando a satisfação dos clientes e as vendas.pt_PT
dc.identifier.tid203664507pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/51403
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAbandono de carrinho de compraspt_PT
dc.subjectE-commercept_PT
dc.subjectInteligĂȘncia artificialpt_PT
dc.subjectExperiĂȘncia do consumidorpt_PT
dc.subjectGrua Surf Shoppt_PT
dc.titleO impacto da inteligĂȘncia artificial (IA) na eficiĂȘncia da venda online de equipamentos de surf pela Grua Surf Shoppt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto PortuguĂȘs de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Marketing e Tecnologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
pedro_teixeira.pdf
Size:
5.77 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: