Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.77 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O abandono do carrinho de compras online Ă© um desafio significativo enfrentado por lojas de e-commerce em diversos setores, incluindo o mercado de equipamentos de surf. Este projeto incide no caso de estudo da Grua Surf Shop, uma loja de equipamentos de surf com site de vendas online, cuja taxa de abandono de carrinho atinge 88,33%, ultrapassando a mĂ©dia do e-commerce que corresponde a 70%. Perspetiva-se identificar as razĂ”es do elevado Ăndice de abandono de carrinho na plataforma de e-commerce desta loja e explorar o potencial das soluçÔes de inteligĂȘncia artificial (IA) para otimizar a experiĂȘncia de compra online e a redução da taxa de abandono do carrinho.
Utilizando uma metodologia de triangulação que combina mĂ©todos qualitativos e quantitativos, realizou-se um Focus Group, um questionĂĄrio online a consumidores de equipamentos de surf e entrevista (uma entrevista ao proprietĂĄrio da Grua Surf Shop e outra com um especialista em IA). Os resultados revelaram que as recomendaçÔes de produtos personalizadas e a integração de chatbots aumentam a satisfação dos utilizadores, podendo melhorar a taxa de conversĂŁo pela melhoria na experiĂȘncia de compra como um todo. Adicionalmente, o estudo demonstrou que uma experiĂȘncia de compra personalizada e um atendimento ao cliente eficiente sĂŁo cruciais para reduzir as taxas de abandono de carrinho.
Constituem fatores essenciais a eficĂĄcia das recomendaçÔes de produtos com base em IA para aumentar as vendas, a importĂąncia da personalização na melhoria da fidelização dos clientes e o papel dos chatbots em fornecer um suporte ao cliente imediato e satisfatĂłrio. Apesar dos resultados promissores, foram reconhecidas limitaçÔes como a conveniĂȘncia da amostra e o foco geogrĂĄfico.
O estudo conclui com recomendaçÔes pråticas para que a Grua Surf Shop implemente soluçÔes de IA para melhorar a sua plataforma de e-commerce, potenciando a redução do abandono de carrinho e aumentando a satisfação dos clientes e as vendas.
Description
Keywords
Abandono de carrinho de compras E-commerce InteligĂȘncia artificial ExperiĂȘncia do consumidor Grua Surf Shop