Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.62 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Para que a escola possa oferecer respostas adequadas à diversidade caraterizante do seu público-alvo o professor precisa de implementar contextos educativos englobando toda uma gama de opções de aprendizagem, motivantes e capazes de responder a cada um e a todos os alunos. Foi no contexto da diversidade – que desafia a escola a traçar respostas inclusivas – que surgiram as questões que procuramos investigar neste trabalho. Através destas questões pretendemos conhecer as perceções dos professores sobre a importância das artes plásticas no desenvolvimento cognitivo dos alunos, em geral e com NEE, em particular; e conhecer as perceções dos professores sobre a importância das artes plásticas no desenvolvimento emocional dos alunos, em geral e com NEE, em particular.
Pretendemos defender a importância de dar um lugar relevante à educação pela arte no currículo, no sentido de serem proporcionadas oportunidades de participação e de desenvolvimento de competências a cada um e a todos os alunos, numa perspetiva de inclusão escolar e de otimização de todas as potencialidades de cada indivíduo, permitindo uma resolução crítica e criativa de problemas no trabalho e... na vida, para todos, sem exceção.
Description
Keywords
Artes Plásticas Competências Cognitivas; Competências Emocionais Inclusão