Repository logo
 
Publication

Perfil do consumidor de alimentos de conveniência: estudo exploratório

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorGomes, Sandra
dc.contributor.authorMendonça, Filipe Mota
dc.date.accessioned2024-08-16T13:25:41Z
dc.date.available2024-08-16T13:25:41Z
dc.date.issued2012-10-25
dc.description.abstractA crescente necessidade de poupar tempo na hora de refeição, mas ao mesmo tempo procurar satisfazer uma necessidade primária da maneira mais saudável e confortável possível, levou a que os gestores do setor alimentar desenvolvessem soluções praticas e eficazes neste sentido. As refeições de conveniência estão cada vez mais presentes nos estabelecimentos alimentares e vão ganhando quota de mercado aos mais variadíssimos alimentos. Este estudo exploratório apresenta os diversos perfis de consumidor de alimentos de conveniência, sendo esse o seu principal objetivos, foram aplicados 425 inquéritos online, sendo que apenas 380 foram validados, com a esperança de que os dados recolhidos fossem ao encontro do pretendido. Foram aplicadas metodologias de análise de estatísticas, através do programa SPSS, como a análise fatorial para agregar variáveis e posteriormente a análise de clusters para criar os diferentes grupos. Foram encontrados 3 grupos de consumidores de alimentos de conveniência: Tradicionais, Ambivalentes e Conscientes. Os resultados obtidos vão ao encontro de outros estudos realizados no entanto é preciso ter em conta que as realidades de outros países, como a Noruega, Inglaterra, Turquia e Coreia do Sul são realidades distintas da Portuguesa. Sendo um estudo exploratório, os resultados não podem ser extrapolados para a realidade, servindo apenas como base e apontando diretrizes para novos estudos.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/51697
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectComércio alimentarpt_PT
dc.subjectComportamento do consumidorpt_PT
dc.subjectConveniênciapt_PT
dc.subjectSnackspt_PT
dc.titlePerfil do consumidor de alimentos de conveniência: estudo exploratóriopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Comportamento do Consumopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
filipe_mendonca - alterar capa.pdf
Size:
1.45 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: